quarta-feira, 31 de julho de 2024

Blogue  abandonado... 

Muitas desculpas  podem ser avançadas para o abandono a que este  meu blogue tem estado votado, umas mais credíveis que outras - chatices de saúde, diversos compromissos, viagens  para cima e para baixo e ...preguiça- mas como escrevo sobretudo para mim mesmo, aceito essas desculpas...

E a História do Mundo tem muito que dar a pensar neste início do Verão.

Foi para mim um acto de coragem política a decisão de Macron  de convocar eleições legislativas para saber do apoio ou falta de apoio à direita e  extrema direita - os franceses passaram a ter nas suas mãos, de novo, a responsabilidade de apoiarem ou rejeitarem a Le Pen e os seus associados. E valeu a pena - os resultados mostraram a extrema direita  bem  atrás da  esquerda e dos moderados (digamos assim).

A interrupção devida aos Jogos Olímpicos vai dar tempo a que os franceses pensem no que estão metidos. E os Jogos Olímpicos estão a ser um sucesso, com uma inauguração exemplar e fora dos modelos habituais,  todo o rio Sena e a Baixa de Paris envolvidos numa grande festa, que nem a chuva impiedosa  conseguiu travar. Assim,  sim!

Dos EUA veio outro acontecimento extraordinário - Biden acabou por desistir  e ascende Kamala Harris  a candidata a Presidente. para enfrentar o incrível Trump, uma verdadeira trampa. Como é que um Partido como o Republicano, que embora fosse sempre mais à direita era democrático, se deixou  resvalar para aquele  grupo de imbecis   que apoiam um filho da mãe sem qualquer mínimo de credibilidade?

Custa a entender como nos EUA há tantos milhões de imbecis que gostam daquele palhaço. sem  cultura nem a minima respeitabilidade!!

É  que se  os EUA voltam  a cair nas mãos do Trump,a extrema direita, pelo mundo fora, ganha um impulso perigoso; cada vez temos mais democracias iliberais e se a América -  que sempre foi a grande influência ocidental - entra nesse caminho, vamos ter uns anos muito difíceis para  viver em paz.

E agora tivemos a catástrofe da Venezuela, onde aqueles métodos de controlar as eleições ( que nós conhecemos tão bem durante quase 50 anos...) deram nova vitória ao Maduro, que já não está maduro, está é  podre.

Parei um dia e vou continuar

A fantochada da vitória do Maduro faz lembrar as eleições que tivemos cá pela nossa terrinha durante quase 50 anos,  já conhecemos os truques, sempre que os ditadores não querem ser tachados desse epíteto, fazem estes simulacros de eleições  para dizer que são democracias, vá lá, musculadas..., mas são democracias, carago! -  o povo vota e ganha quem tem mais votos. Não se conhecem em regra as actas das eleições (como nas eleições e que entrou Humberto Delgado)mas isso é  um  "detalhe"...

E este êxito do democrata Maduro como não podia deixar de ter os parabéns do PCP ? - aí está o nosso grande PC, que se não existisse teria de ser inventado, congratulando-se pela derrota do imperialismo americano  e outros coisas  deste teor. Que grande posição  quando até o próprio PC da Venezuela está contra o Maduro por se ter desviado da democracia... Vale a pena ler o artigo do Pedro Tadeu, que é comunista  mas é sério e por isso denuncia a falcatrua venezuelana.

Quando se diz que em politica os extremos se tocam, fica aqui bem evidenciado: O PCP adorava viver aquele tipo de democracia, com um lidere como este de hoje o PCP nunca se teria integrado na democracia portuguesa, como na verdade aconteceu (é que   Álvaro Cunhal tinha outra dimensão) e agora  com o apoio dado ao ignóbil do Putin que é da extrema direita  mostra que, desde que seja contra o imperialismo americano,  tudo vale a pena. Que grande sujeira do PCP. a estrebuchar para não desaparecer, realmente é uma triste figura.



Mas como o mundo está a entrar no desvario total, ninguém trava os sionistas de Israel  que continuam a fazer o que lhes apetece e em vez de terem tento nas suas acções,  estão ao mesmo tempo, nos mesmos dias. a matar no sul  do Líbano e a matar o lidere  do Hamas em território iraniano,  o que é pavoroso. Então não há uns  misseis lançados de noite que arrasem Telavive, os Ministérios e os quartéis, tudo  num golpe só, que os faça estremecer?? É lamentável escrever isto, mas esta corja dos sionistas envergonham os judeus que não o são -alguém tem que travar este facínora que governa Israel.


Então e o tiroteio  na cidade inglesa em que um rapaz entrou numa escola infantil e esfaqueou umas 8 pessoas, matando 3 crianças pequenas, assim sem mais nem menos- a loucura  anda á solta !!

Estamos num mundo execrável. Morrem milhares de palestinianos sob as bombas e as balas assassinas dos sionistas, morrem milhares pessoas à fome e à sede no Sudão, Eritreia e naquele "corno de África", na Nigéria e outros países centrais africanos centenas de raparigas são raptadas  por grupos terroristas de muçulmanos extremistas, que depois as violam, deixam-nas com filhos e as recambiam para casa, tudo impunemente; os incêndios florestais ardem  em vários pontos do globo. quando o mundo mais precisa de florestas para diminuir o descalabro das alterações climáticas !!

Continua a guerra suja que o imperialismo russo iniciou só porque o novo czar Putin quer recompor pela força aquilo que se desagregou naturalmente pelo descalabro da URSS.E mais uma vez o nosso PCP  está a justificar a perda da independência da Ucrânia "porque sempre foi russa..." - o sacrifício dos ucranianos basta pata indicar como é grande o seu amor pelos russos (eu tenho um amigo comunista, mas grande burguês no seu dia a dia, que é ferrenho a  desculpar o Putin...).


Temos o mundo a perder valores essenciais da Humanidade







ae

domingo, 7 de julho de 2024

 A difícil luta contra a extrema direita

Ainda são as primeiras notícias das eleições em França, mas já se pode afirmar que a extrema direita foi derrotada. A jogada de Macron foi arriscada  mas o há dúvida que ele tem o sentimento de que o povo francês se une na sua diversidade para travar o fascismo.

Imagine-se a UE agora com a França governada pela direita xenófoba e radical, a Hungria com o estupor do Orban a fazer as suas démarches por sua conta -  _bom com a direita no Poder  na Itália, nos Países Baixos, na Suécia - é aflitivo!

Mas há países  que remam contra a maré . Portugal é um deles e  a direita radical não vai ter aqui sucesso, e na Grã Bretanha a viragem à esquerda foi decisiva  para se poder respirar fundo.

Ficam para outra vez, para  mais tarde, outros comentários mais completos. Puxa!

sexta-feira, 5 de julho de 2024

 Este País que temos

Enquanto aguardo pelo desfecho do Portugal-França, deixo ficar uma linhas.

Tenho andado muito pelo nosso País fora, em clinicas,  nos comboios, nas ruas das  cidades, e há dois aspectos da nossa população que nos saltam aos olhos. 

O primeiro é o envelhecimento, os grisalhos e os carecas com provecta idade abundam, são cada vez mais a ponto de isso dar nas vistas.

Nas clínicas praticamente só vemos velhada a tratar-se,  alguns estropiados, tudo isto custa um dinheirão ao Estado. Eu incluído!....

O outro aspecto é a obesidade; sobretudo nas mulheres e raparigas novas, carinhas larocas, mas uns cus de balão, umas ancas desmesuradas,  uns peitos desmedidos!...  Porque não se tratam? Não se vêem ao espelho?

Vamos lá ver a bola um mais um  bocadinho...