segunda-feira, 18 de agosto de 2025

 Fogos rurais - incêndios florestais

É terrível o panorama dos incêndios florestais, hoje, por todo o País. Vão descendo no Norte para o Sul e por este andar não tardam no Algarve; aqui é em Setembro que costumam chegar mas este ano, pelo andar das coisas, vão chegar mais cedo, oxalá esteja enganado.

È o tempo dos fogos e ninguém faz nada, mesmo nada, para interromper este ciclo. Nenhum Governo tem a coragem e a sabedoria para dar a mão à palmatória e declarar que o que está mal é a falta de uma Autoridade que realmente  cubra o território com esquemas de defesa e de reordenamento,  é a falta de ordenamento florestal, é a falta de limpeza das matas que antes se fazia mais ou menos regularmente. 

Vale a pena tentar fazer as contas ao nº de fogos e sua extensão que havia até 2006 quando foram  extintos os Serviços Florestas e acabaram os guardas florestais, e os mesmo dados de então para cá.  Eu é que já não tenho paciência para esta pesquiza estatística.


Custa olhar para o esforço de milhares de bombeiros, homens e mulheres, que estão esgotados porque não param um dia, estão sempre de serviço, e serviço violento,  nas piores condições que podem existir. E sem comando próprio, andam às ordens duns sujeitos de farda azul da Protecção Civil - quando deviam ser os próprios bombeiros dirigidos pelos seus comandantes. Mais uma invenção de António Costa e seus seguidores, como a tal Cristas que teve a suprema glória de ser com ela como Ministra que ardeu o Pinhal de Leiria!!

domingo, 17 de agosto de 2025

 Estive uns tempos sem enviar nada para o Publico, porque rejeitam textos que acham muito  excessivos e/ou corrigem sem meu consentimento. Há 3 dias enviei esta carta, que se referia a um artigo muito bom do Manuel Carvalho, com afirmações tão causticas como as minhas. Mesmo assim a carta não foi publicada. Aqui fica...

"O Estado em que nós estamos".

O artigo de Manuel Carvalho  diz o suficiente para  que nós. portugueses, paremos para pensar  no estado em que  estamos, desde que um  tal Montenegro ganhou eleições legislativas e assumiu o Governo, com o tão anunciado "não é não". 
A cooperação ás escondidas, mas cada vez menos escondida, com os neo-fascistas  portugueses acantonados no Chega, começa a ser por demais evidente; ele vende as convicções ( se é que as teve realmente ) pelo Poder que lhe permita governar.

Uma última coisa se pode exigir aos dirigentes deste PSD - é que, por um resto de pudor que ainda tenham, deixem de invocar  Sá Carneiro, Magalhães  Mota e demais fundadores do PPD/PSD- porque o que está a ser o comportamento dos "montenegrinos"  e seus apaniguados  é uma ofensa à memória de políticos honestos da social democracia do centro-direita"-

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Tantas coisas a ocorrerem...

1- Os incêndios estão de novo no seu apogeu, e cobrem todos o centro e norte do país; há-de chegar a altura de descerem até ao Algarve, em regra chegam cá em Setembro, mas este ano pode ser que cheguem mais cedo... É curioso  que rebentam fogos onde não tinha havido antes, parece programado: este ano vai arder ali e acolá, onde ainda há matas... E como está muito calor os incêndios até começam de noite, tem piada!

Já foram presos  umas dezenas de incendiários, pouco depois os juízes põem-nos cá fora. Temos que fazer votos para que nos próximos incêndios ardam as casas de alguns juízes, e ver se depois ainda julgam da mesma forma...

2 - Os fogos não têm poupado as Áreas Protegidas, desde aquela tragédia do incêndio na Serra da Estrela. Este ano já arderam o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque natural do Alvão. Dizia há dias o Presidente da Liga do Bombeiros que do ICNF nem rasto - ardem dois Parques com aquela importância e o ICNF nunca esteve  presente. Ao que nós chegámos!!

3- É importante que os EUA tenham conseguido melhorar as relações diplomáticas e militares com a Arménia e o Azerbaijão, em bate-papo anti Putin. Eu estive na Arménia há 2 anos e o povo tinha um pavor de os russos ganharem a guerra da Ucrânia e voltarem as atenções para lá; também estive na Geórgia, poucas semanas antes da eleições, onde os russos ocupam 20% do território e onde investiram milhões para que o Partido Sonho Georgiano, que era pró União Europeia, se virasse para a Rússia. A maioria do povo sente-se traído e as eleições foram roubadas. Quem se apressou a ir lá dar os parabéns foi o Orban...