95º Aniversário de Gonçalo Ribeiro Telles
Sequência da a atribuição de condecoração
tentei promover a homenagem nacional devida ao grande Mestre e Amigo. Aqui vai a sequência dos factos
No dia 25 de Maio, na sessão de homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles, ocorrida na Sociedade Histórica da Independência de Portugal , faltava 1 hora para iniciar a sessão, chegou-me um telefonema do Luxemburgo, do Chefe de Casa Civil a perguntar para onde poderia enviar a mensagem do Presidente da Republica. Obtido o endereço de mail da SHIP, lá chegou a mensagem,.faltava, 15 minutos para abrir a sessão...
"É com a maior alegria que me associo à comemoração do 950 aniversário do arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.
Portugal tem uma enorme dívida de gratidão para com Gonçalo Ribeiro Telles.
Pela verticalidade ímpar do seu carácter, pela integridade absoluta da sua independência, pelo seu pioneirismo e espírito visionário na defesa do Ambiente e da qualidade de vida, o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles conquistou o apreço de todos Portugueses e tornou-se uma figura de referência nacional.
Cidadão corajoso e empenhado, homem de profundas convicções, bateu-se pela democracia e pela liberdade antes e depois do 25 de Abril de 1974. Mais tarde, ocupou cargos políticos do maior relevo, destacando-se quer pelos alertas que fez, ao longo de décadas, para diversas ameaças ao Ambiente e à qualidade de vida dos Portugueses, quer por uma intervenção cívica permanente em prol de um adequado ordenamento do território, da protecção da floresta e dos diversos ecossistemas naturais e de promoção de um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.
É, pois, com a maior honra que, em nome de Portugal, decidi agraciar o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em homenagem aos relevantes serviços que prestou ao país e em celebração do seu 95º aniversário"
Marcelo Rebelo de Sousa"
Em inícios de Maio recebi um telefonema da Casa Civil da Presidência informando que na altura da homenagem o Presidente da Republica estaria no Luxemburgo e por isso não podia participar Solicitei a então que enviassem uma resposta por escrito e ela chegou entretanto, A ela respondi com a seguinte::
Exº Senhor Chefe da Casa Civil da
Presidência da República
Dr. Fernando Frutuoso de Melo
Agradeço o envio da carta de V.ª Excelência com a decisão da impossibilidade do Senhor Presidente da República participar na homenagem ao Prof. Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles, que festeja 95 anos no dia 25 deste mês de maio.
Ao ter comunicado aquela efeméride não era com a intenção que o Senhor Presidente da Republica estivesse presente na homenagem, mas apenas e tão somente que dela tomasse conhecimento e pudesse saudar o homenageado, se fosse esse o seu entendimentos.
Agradecendo a resposta que a minha diligencia mereceu a V.ª Ex.ª, apresento respeitosos cumprimentos
Nova proposta
Em 14 de Abril de 2017 enviei nova proposta para Belém
Permita Vª Excelência que leve ao seu conhecimento o seguinte : no próximo dia 25 de maio o Prof. Arq.º Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles comemora 95 anos.
O grupo de amigos que todos os anos nesse dia se reúne à volta do grane Mestre e Amigo, personalidade marcante na vida pública e nas ideias deste Portugal que ele tanto ama e por quem batalhou toda a vida, decidiu que este ano a confraternização teria de ser de outra grandeza.
95 anos é uma data simbólica e notável de uma notável figura que merece o carinho, o respeito e a homenagem dos portugueses.
Pretendemos associar a este dia, através do contacto com o Vereador Sá Fernandes, o testemunho da Câmara Municipal de Lisboa, cidade que muito deve à acção de Ribeiro Telles, e também o Centro Nacional de Cultura, através do contacto com o Prof. Guilherme Oliveira Martins, Instituição de que G R Telles é o único fundador ainda vivo.
Não há qualquer Comissão que esteja a organizar a homenagem e eu sou apenas um dos amigos do Gonçalo que está a promover contactos com vista a acontecer alguma coisa de diferente no dia 25 de Maio
É nesse contexto que tomo a liberdade de dar a conhecer a V.ª Excelência a intenção desta iniciativa e deixar ao alto critério do Senhor Presidente da Republica qualquer participação na homenagem-
Com a mais elevada consideração e respeitosos cumprimentos
Proposta de condecoração ao Gonçalo Ribeiro Telles
Em 4 de Julho de 2016 enviei uma carta ao Presidente da Republica, propondo a atribuição de uma condecoração adequada, e que nunca teve resposta Segue abaixo
Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
Na simples qualidade de cidadão na plena posse dos seus direitos, venho dirigir-me a Vossa Excelência para, em primeiro lugar, manifestar a minha satisfação pela criteriosa atribuição de condecorações, primeiro ao General Ramalho Eanes, exemplo de virtudes democráticas e republicanas, e depois a Salgueiro Maia, o discreto herói do 25 de Abril de 74, tão esquecido anteriormente pelos seus antecessores no alto cargo de Presidente da Republica.
Ainda há outro militar de Abril que devia merecer a maior homenagem nacional dos portugueses, igualmente sempre esquecido porque politicamente inconveniente para todos os leques partidários deste País. Falo de Ernesto Melo Antunes, nascido em 1055 e falecido em 1999, com quem tive o privilégio de conviver desde o tempo de alferes, e que pela sua craveira intelectual esteve sempre muito acima da generalidade dos seus camaradas e até de muitos dos seus superiores. As pessoas esquecem-se do papel relevante e crucial que ele teve discretamente desempenhou na génese e condução da Revolução de 74.
Mas a principal razão desta missiva é a de solicitar a Vossa Excelência a sua atenção para uma derradeira homenagem ao Prof. Arq.º Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que comemorou no passado dia 25 de Maio os 94 ANOS. e se falo em derradeira homenagem, é por quase semanalmente estar ao seu lado e saber da sua actual fragilidade, ainda lúcido e capaz de uma conversa eloquente, mas nitidamente diminuído nas suas capacidades físicas.
O legado de Gonçalo Ribeiro Telles não é fácil de ser expresso aqui em meia dúzia de linhas mas Vossa Excelência conhece-o também muito bem desde há muitos anos,
Pedindo desculpa pelo tempo que ousei ocupa-lhe, apresento a Vossa Excelência os meus respeitosos cumprimentos
Sem comentários:
Enviar um comentário