terça-feira, 7 de dezembro de 2021

 Uma manhã gloriosa

Estas notas já se sabe que são para mim, embora alguns amigos a ele acedam; agora tenho vindo menos ao blogue, porque estou a trabalhar num livro que me dá "água pela barba" e que não cito, para se falhar não dar parte de fraco... Só dois amigos que passaram por cá viram mas esses não falarão.

Hoje voltei à praia, passava das 9h da manhã e estava a caminho da barrinha. O oceano teria atingido o máximo da baixa-mar e uma enorme faixa húmida que o mar deixou descoberta era uma planície magnífica para caminhar e chapinhar; o areal imenso, dourado,  um sol aberto sem a mais pequena nuvem no horizonte e, olhando para as extremidades da extensa praia, nem uma única silhueta humana, que manhã! A praia toda só para mim !!

Há dois dias vim cá, estava um dia parecido mas com uma aragem do norte, um "grisu" gelado que me impediu de tomar banho, pelo contrário hoje apenas uma leve brisa que até dava gosto de a apanhar na fachada... Tomei uma banhoca monumental, a água - não sei qual a temperatura oficial - para mim estava em boa temperatura que me permitiu mergulhar e nadar sem sentir frio.

Há mais de 30 anos que faço isto, vir 2 ou 3 vezes por semana à praia não para criar o "bronze" mas para caminhar e nadar; durante muitos anos até à chegada da pandemia tinha um amigo que vinha comigo, regularmente, mas sem dar cavaco afastou-se e como a amizade é uma relação biunívoca e não compete sempre ao mesmo "puxar" pela relação,  se um não quer partilhar uma actividade que já era rotina, deve comunicar ao outro. Não o fazer é cortar a relação.

Paciência, a pandemia afectou muta gente, até radicalizou pessoas  que associam as dificuldades e os problemas da saúde publica á política e aos políticos de que não gostam - visão redutora e lamentável, mas acontece.

Uma manhã como a de hoje reconcilia-nos com a vida, com a Natureza, e eu só a trocava por uns dias de chuva que está a fazer tanta falta ao Algarve; apesar do matacão do Ministro do Ambiente que nos saiu na rifa estar sempre a dizer que está tudo controlado, controlado uma ova! As albufeiras estão em níveis preocupantes e apesar de  ter sido anunciado por "SExa" que se pensava na dessalinização da água do mar, o silêncio sobre a matéria pode querer dizer duas coisas : ou está mesmo tudo pardo  ou estão preparam um negócio com algum privado, talvez chinês ou  quejando. E na agricultura continua a excelência do Director Regional a incentivar os pomares de abacate, que não cessam de aumentar, porque pensar em culturas alimentares para reduzirem a nossa importação desse bens não dá para grandes produtores exportarem. 

Bom, da verdadeira excelência deste dia já vou na falsa excelência de alguns protagonistas.  

O que é que fazem os farenses para não virem a uma praia destas? talvez andem a passear pelos centros comerciais a dificultar a vida a quem lá vai mesmo só para compras  o ficam pelos cafés.

Um dia destes em pleno Dezembro, mesmo no Algarve, é um absurdo em ternos climáticos e apesar de ter sido para mim uma manhã gloriosa como tempo de recreação e actividade física, não deixo de  pensar paradoxalmente  que vamos pagar estes dias com "língua de palmo".

E afinal começou a chover !!

Depois da manhã gloriosa de sol, céu azul limpo e uma temperatura acolhedora, ao fim da tarde...começou a chover, chuva miudinha como convém, para ir entrando a pouco e pouco na terra. E noite dentro  continua. Haja deuses !!






Sem comentários:

Enviar um comentário