domingo, 15 de junho de 2025

 Este nosso tempo

Acho que já usei este título, mas é mesmo útil falar do nosso tempo.

Como se não bastasse já a guerra suja de Israel contra a Palestina, agora o regimem fascista judeu  abriu guerra com o Irão. Eu já visitei a Pérsia ( gosto muito mais de dizer esta velha palavra histórica) e é a terra de um povo magnífico, de simpatia geral e com um fundamento cultural que tem milhares de anos por trás. Há para ai 50 anos ou mais que teve o mau destino de ser governado pelos lideres relidiosos e quando os padres chegam ao Poder, seja em que relihgião ou pais for, nunca mais de lá saem a bem.

Sem o auxílio americano e o seu suporte na rectaguarda, os israelitas não abriam tantas frentes de guerra, e desta vez com o  Irão vão-se ver mal parados...

Este nosso tempo está a ser cada vez mais o do auge das extremas direitas, em quase todo o mundo, ou então de fascismos imperiais tipo Putin; pense-se nas semelhanças e diferenças  de comportamento da velha Rússia antiquada e escravizadora do seu povo, século após século e o "farol" da democracia ocidental que sempre foram os EUA.

E comece comparar-se a insipiente e mortal crítica dos russos face ao Poder ditatorial que os governa, e a reacção cada  vez mais audível do povo americano contra os excessos idiotas do Trump, perdendo o medo mesmo quando milhares de guardas e militares os enfrentam nas ruas.

Sem comentários:

Enviar um comentário