domingo, 8 de fevereiro de 2026

 O tempo e o País

Este ciclo de tempestades é mais uma prova de que as alterações climáticas estão cada vez mais a influenciar a Vida no nosso planeta. Não  é por existirem negacionistas, que incluiem técnicos  que esquecem ou desprezam aquilo que aprenderam até ao cabeçoa de cenoura que chefia os EUA, que as transformações daquilo que até há pouco ainda eram estados normais deixam de se manifestar.

Pelo nosso País veio ao de cima a fraqueza da organização do território, onde falhas clamorosas apontam o dedo aos políticos que nos têm governado e que, para embaratecerem o que é construído, muitas  vezes aldrabado pelos empreiteiros que ganham nas entre-linhas dos contratos e nas fiscallizações em que  uma mão cheia de notas faz dizer que sim ao que  deveria ser dito não, deixou-nos agora com situações muito graviosas para a vida das populações.

Pior que a pandemia? não direi tanto, porque nessa altura as pessoas foram sacrificadas na sua vide do dia-a-dia, mas ficaram de pé as casas, as oficinasm, as fábriucas - houve apenas ( um apenas enorme) uma redução da actividade económica. Porém com estas tempestades além de morrerem pessoas e até já um bombeiro, ficou  destruída  uma boa parte das infraestruturas da região do Centro e várias outras por todo o Pais.

Há um grande desordenamento do territóprio, com falhas que já deveriam ter sido colmatadas - mas é como com os incêndios rurais, todos falam nas falhas, na necessidade de altrerar a política florestal, mas acabam os fogos e tudo fica esquecido. 

Sem comentários:

Enviar um comentário