sábado, 17 de fevereiro de 2018

Na espuma dos dias

1 As declarações do Cardeal de Lisboa D. Manuel Clemente, avisando que os casais recasados devem permanecer na abstinência, é sinal significativo do que pensa e em que tempo se coloca o Bispo de Lisboa. Mesmo que não fale pela Igreja  portuguesa, pois  a maioria dos Bispos não o acompanha nesta concepção da religião, é de lamentar que a mais elevada figura da hierarquia católica  se posicione no grupo retrógrado e ultra-conservador dos  que se opõem ao Papa em funções, que tem procurado abrir a aplicação da doutrina à evolução da vida da Humanidade. Conceber- pior, exigir - que um casal possa viver como dois irmãos castos ...brada aos céus !!

2- O CDS e uma parte do PSD opõem-se à lei das chamadas barrigas de aluguer, mesmo estando essa lei aprovada há bastante tempo e pediram ao Tribunal Constitucional que considere esta medida inconstitucional, mesmo sendo aprovada pela Ordem dos Médicos e pelo consenso mais geral na sociedade portuguesa. Entretanto algumas mulheres neste interregno já usaram a lei e agora há crianças nascidas ou que vão nascer ... na ilegalidade!!  Não há duvida de que há gente que assume a sua ideologia reaccionária, não querendo perceber que os reaccionários conseguem por vezes atrasar  a História mas não param a sua evolução.

3 - A eutanásia voltou às primeiras  páginas  na comunicação social, mas por pouco tempo. Há uma inegável auto censura para certos temas, independentemente até da posição partidária dos políticos, pois em todos os partidos há quem aprove e há quem desaprove.  Assunto que merece e deve ser discutido amplamente.
Parece que custa a entender que aqueles que querem promover a morte assistida não a querem impor a ninguém,  apenas requerem para si a liberdade de a poder exercer, enquanto que aqueles que se opõem querem impor a todos a sua concepção. Percebe-se que a Igreja e as demais religiões com as suas concepções de vida depois da morte e a sua crença no sofrimento salvífico, prefiram que a pessoa sofra até morrer . Quando se queimavam pessoas nas fogueiras era para que o sofrimento as lavasse do pecado...Vem então com a ideia do  tratamento paliativo, quando se sabe e os médicos confirmam que há situações em que a dada altura o paliativo já  não chega.
Claro que, dos que defendem a eutanásia e o suicídio assistido, ninguém dispensa que a decisão  - que é individual - tenha que ser tomada em consciência e acompanhada por médicos, desde que sejam médicos que, por oposição de consciência, não aceitem ou não concordem colaborar.
Por uma questão de declarar o meu interesse, informo publicamente que aderi há uns dois anos ao Movimento pela Morte Assistida e redigi uma Declaração Imperativa de Vontade ( não é o testamento vital, tem menos publicidade mas o mesmo valor) a qual renovo regularmente para acompanhar o meu envelhecimento.

4 - A esquerda democrática europeia  tem vindo a perder importância, pois dentro da ideologia liberal que acabou por triunfar nas derradeiras décadas do século XX e continua neste, o que conta é a "realidade" e não a ideologia  claro -  desde que única ideologia seja a sua, a liberal. e a realidade é a do dinheiro e do lucro.
Este atenuar e quase desaparecer da esquerda democrática também afectou a direita conservadora, inimiga do liberalismo, e a direita mais democrática, a democracia cristã, sendo que esta durante décadas depois da 2ª Guerra Mundial, ajudou com a social democracia ou socialismo democrático, a construir o Estado Social e ambas deram  azo aos períodos de maior pacificação e evolução económica, cultural e social que os europeus alguma vez conheceram.
O liberalismo é como uma hidra. a quem cortam braços e músculos, enquista e depois renasce com mais força ; teve os primeiros contestatários com o surgimento do marxismo e com a doutrina social da Igreja do Papa Leão XIII, sofreu revezes com os fascismos de esquerda e de direita que amedrontaram as pessoas, mas com a queda simbólica do muro de Berlim e com a supremacia económica dos EUA , campeões do liberalismo, este desarmou as outras ideologias. E hoje estamos amarrados a uma União Europeia que foi moldada pela ideologia liberal e quase por milagre vê agora surgir em Portugal uma proposta política que a contraria mas que faz sucesso - sucesso que não pode ser negado embora a muito custo A actual cedência, mais uma vez , do SPD alemão a um Governo com a direita liberal é apenas mais um testemunho de que a esquerda europeia ainda não reencontrou a sua renovação. Mas ela será inevitável, nunca o mundo se moveu apenas com forças de um só lado.

5 - Está na ordem do dia o assédio sexual,. De repente mulheres de todas as idades denunciam terem sido vítimas de abusos por parte de chefias ou  detentores de poder, algumas há 20 ou 30 anos . Faltou-lhes coragem, compreende-se que assim seja, 
Mas agora estamos a cair numa reacção generalizada da sociedade que começa a atingir os limites do puritanismo. Sempre existiu uma supremacia masculina, fruto das sociedades patriarcais que remontam ao neolítico, e que é absolutamente condenável; mas que dos piropos ou dos galanteios se façam  casos de assédio, é até contrário a uma boa relação que deve existir entre o homem e a mulher - tanto mais que hoje em dia há muitas mais mulheres a terem o poder na mão e talvez ainda  nos escandalizaremos  com notícias de assédio no sentido oposto... Eu até conheço, num contexto de aldeia (!!) um caso de um rapaz que teve de deixar o emprego por a patroa o não largar com assédio sexual.  E se calhar há mais...
Tudo o que são excessos na sociedade são condenáveis e o puritanismo, a que começamos a assistir,  é um deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário