domingo, 12 de novembro de 2023

 A grande bronca

Tinha acabado de escrever o texto abaixo quando ouço na rádio ( nem quero acreditar!!) que afinal o Ministério Publico enganou-se e acusou por engano o António Costa quando quem devia ser acusado era o ministro António Costa Silva- mas que coisa é esta?!!

Caiu o Governo, estão marcadas novas eleições, e afinal o Costa não tem nada a ver com a Justiça?! E vi agora o grande  ministro Relvas a dizer que ontem  António Costa já sabia deste engano do MP e por isso veio falar daquela forma.  Vale tudo, agora.

A escuridão deste tempo

Vivemos um tempo absolutamente incrível que revela a estupidez humana no seu auge!

N. Philibert dizia há dias que a  escuridão do mundo é omnipresente, qualquer que seja a direcção para onde nos viremos. sabemos de que atrocidades, de que barbárie, os humanos são capazes...  E é totalmente verdade, para qualquer ponto do mundo para onde olhemos vemos as mesmas acções de desumanidade, de estupidez - nenhum outro  animal deste planeta é capaz de fazer tanto mal à sua própria espécie.

A guerra da Ucrânia já   suficientemente grave para desestabilizar o mundo, pois entre a oligarquia russa e os seus directos apoiantes - o Irão e a Coreia do Norte, alem de uns manhosos como a Venezuela e um ou outro regime africano encontramos   a hipocrisia chinesa que procura apenas o negócio seja lá onde ele estiver. A Ucrânia, que até era um pais  também governado pela direita nacionalista que o Zelensky liderava, foi capaz, graças à guerra, de encetar um caminho para a democracia que afinal, o povo apoia nas ruas. Guerra de expansão czarista russa, que espera ganhar esta para depois se atirar à recomposição do  império soviético (pelo qual suspiram os comunistas  esperando que ainda regresse o Sol  que os iluminou e não percebem que tal não voltará a acontecer) - Putin  já nem esconde esse objectivo, é  a escuridão em plena Europa do século XXI.

Se os cosmistas e asianistas que cercam Putin querem que a Rússia seja asiática e não europeia pois que o façam depressa, a ver o que a China dirá...

Ser ocidental e dentro duma democracia sem outro título  senão apenas democracia  (liberal mas não liberalista) é mesmo um privilégio e, desculpem -me a ousadia, um motivo de orgulho  e de supremacia. 

 Não acolhe uma democracia quem quer, só quem está preparado para ela. Que todos os seres humanos desejem poder falar e expressar-se livremente, poderem reunir-se e debater todos os assuntos  tendo apenas a responsabilidade individual como limite, acredito que o desejem. Só que, como sociedades, votar em quem sabe dar mais ordens,  em quem sobe ao poder pelos votos mas mal lá chega altera as regras para se poder manter ad eternum, o povo que se cale e obedeça... Só os apaniguados desses regimes têm liberdade de viver a seu gosto, esta é a realidade de alguns países mesmo na Europa;  saber conviver com as diferenças  e saber reparar as asneiras - é um privilégio. 

Como agora entre nós  - termos que aguentar  um Presidente que se acha um show-man  e um 1º ministro, primeiro de forma  discreta depois à vista de todos, a tentar controlar o Poder por todos os meios - é uma situação muito pouco democrática. É claro que se devia votar quanto antes - e não só em Março"!!-  a ver se mudam algumas caras - mas atenção, os "chegas" estão  a aproveitar-se desta bagunça...








Sem comentários:

Enviar um comentário