Triste situação do Portugal de hoje...
Temos vindo a assistir a uma situação social no nosso País de que só me recordo algo semelhante nos velhos bons tempos do PREC; e digo bons velhos tempos porque nessa altura estávamos a aprender a viver em democracia. Hoje, para não ser demasiado dramático com adjectivos mais sonoros, acho que é um triste tempo.
Caos social que advém sobretudo da governação dos últimos dois anos (e ainda em funções graças á palhaçada arranjada pelo Marcelo para favorecer, encapotadamente, a sua direita) do Governo de António Costa e. mas custa usar quase os mesmos argumentos que a direita.
Médicos, professores, justiça, polícias em revolta permanente e agora até o exército!! Pasme-se !!
Para ter as "contas certas" como exige a deriva neoliberal que os Governos, sejam do PSD sejam -pasme-se outra vez !! - do PS seguem há décadas, toda a estrutura da sociedade está em ebulição.
Já escrevi uma vez e volto a repetir, António Costa pode ser um grande político no que isso quer dizer de saber negociar à esquerda e à direita, cá dentro e na Europa - mas é mau governante. Mostrou o seu lado politico durante a geringonça em que teve de manter o equilíbrio com os parceiros da esquerda, donde resultou uma politica assistencialista, de cariz social, sim senhor, mas onde tudo o resto andou à deriva dos mercados desregulados. Aguentou maus momentos desde a pandemia à guerra suja que a Rússia promove, mas não fez o mínimo esforço para estabelecer politicas de médio e longo prazo, navegou a vista e de vista curta.
As escolas estão a ficar sem professores - já se viu algum ministro ( quer queiram quer não os ministro estão em funções) falar? Mandam tudo para o Governo que vier a seguir, bela maneira de empurrar o assunto para a frente com a barriga .
Há mais de 1 milhão e meio de portugueses ma pobreza declarada e muitos milhares mais na pobreza envergonhada - porquê ? com que solução à vista? Onde estão os ministros da Segurança Social e das Finanças? Calados que nem ratos no buraco...
O salário mínimo vai crescendo, pouco mas lá vai, e o salário médio vai ficando para trás - vamos nivelando por baixo e custa a repetir aqui o que a direita não se cansa de dizer - mas é verdade.
O SNSaúde está à rasca, funciona e até faz milagres graças a uma minoria de agentes (médicos, enfermeiros e outros profissionais) que se esfalfam e mantêm o SNS a funcionar; ainda há dias a esposa de um médico meu amigo tinha um problema grave, foi a um conhecido e badalado Hospital privado e disseram -lhe que só resolvia aquilo no Serviço N Saúde onde haveria meios e especialistas para tratarem do caso. É graças a estes exemplos que o SNS ainda não baqueou.
Aquela decisão de atribuir aumento de subsídio de risco à PJ foi tomada por Costa e a ministra da Justiça, nem sequer o ministro ida Administração Interna que tutela as outras polícias foi chamado. Então um assunto destes não seria para tratar em reunião do Governo ou, pelo menos, com 2 ou 3 ministros mais directamente envolvidos? Um primeiro-ministro tão bom como se julga ser António Costa não foi capaz de prever o desastre que seria aumentar uns e não aumentar os outros ?
Este gesto sem desculpa a está na base da insurreição geral dos corpos policiais, onde os "chegas" estão entranhados, não duvido, e que se atrevem a boicotar as reuniões dos políticos, ameaçando boicote a eleições!! É como se tivéssemos voltado ao PREC - tal como nesse tempo são agora os tropas que ameaçam vir também para a rua, se calhar voltam os SUVs, encapuçados, a gritar pelas ruas fora.
Quer policias quer militares são os portugueses autorizados a usar arma pessoal . e que tal?
Por isso Portugal está hoje numa triste situação - e triste é a palavra menos ofensiva,,,
E ainda a procissão vai no adro...
Sem comentários:
Enviar um comentário