sábado, 30 de março de 2024

 Envelhecer

Não haja dúvida que envelhecer é tramado, não me venham  com  as tretas de que um velho é uma biblioteca, de que as recordações nos fazem viver, etc -  pois que remédio senão ter recordações, pois só se perdem com a alzheimer ou outra degenerescência aviltante!! E entretanto vão chegando maleitas, complicações, desconforto.

E a idade dá-nos para ir assistindo ao descambar deste mundo para uma situação de indescritível caos planetário, climático, civilizacional, situações que dificilmente encaixam no sentido de inteligência que seria de supor os homens desenvolverem.

Temos o mundo todo em guerra, até na Europa onde a besta do Putin não pára de aumentar o despotismo do seu regime - pobre povo russo que nunca conheceu outra sorte, talvez por isso já nem se mexa. Há por lá  uns "tontos" que têm a mania de serem democratas como naquele despudorado Ocidente e pagam com a prisão ou com a vida essa mania- sai-lhes cara a mania.

Por cá até a democracia começa a enjoar a muitos. Eu pasmo, com  pessoas com cultura e aparentemente com inteligência, que acreditam nos "chegas" e nas baboseiras dum bando de oportunistas que enchem as parangonas dos jornais e Tvs. 

Em todo o mundo surgem estes movimentos de extrema direita que, no entanto,  "jornalistas" fofinhos dizem que não são radicais,  são apenas de extrema direita "democrática" - nós, os da "esquerda" é que estamos formatados  pelo radicalismo. Atão não querem lá ver?

Será mais um ciclo da vida dos homens, que depois de anos de paz e abundância relativa, sucumbiram perante a corrupção, o compadrio,  a partidarite cerrada, tudo coisas que desvalorizam  a democracia. Surgem então os donos da verdade, com as  suas promessas de pacificação e retorno a uma vida correcta que no fundo significa apenas a abertura de um novo ciclo para novos "fregueses" chegarem ao pote!!

E pessoas que nós conhecemos há décadas, que são inteligentes mas certamente agarrados a problemas do foro íntimo que desconhecemos, aderem a estes novos propagandistas da verdade radical, onde a força impera e a liberdade passa para segundo ou terceiro lugar da  vida colectiva.

50 anos depois do Abril de 74 é triste ver que estamos no caminho da normalização duma direita radical que, se puder, anula tudo o que Abril de 74 nos trouxe. 

Estejamos atentos.




terça-feira, 19 de março de 2024


 
Novidade

Esta foto é de uma tília do meu jardim que, uma semana antes de começarem a abrir os botões das flores,  o que aconteceu com estes dois últimos dias de temperaturas elevadas, fez rebentar um grupo de folhas que, enormes, destoam na copa vazia... Não me recordo de alguma vez isto ter acontecido, normalmente abrem os gomos a pouco e pouco e rebentam folhas por toda a copa. Novidades  deste  clima...

segunda-feira, 18 de março de 2024

 Assim vamos nós, cantando e rindo, levados, levados sim...

Creio que era assim que começava o hino da Mocidade Portuguesa, que os deuses tenham bem guardado no arquivo morto ...- embora surjam agora, 50 anos depois do Abril 74, forças a invocar esse tempo.

É que continuamos a ser levados, levados sim, cantando e rindo, com outras patranhas e proclamações feitas com todo o descaramento

E o mundo, em mais uma das suas cíclicas rotações civilizacionais, vai trazendo ao de cima  o pior que as mentes humanas já produziram - ódios.  mentiras, simulacros de equilíbrio, falsas promessas de paz..

Veja-se bem que no democrático regime russo, o neoczar Putin voltou a ganhar eleições "livres" com quase 90% dos votos, garantindo assim, felizmente, a continuidade das amplas liberdades de que o bem aventurado povo russo  já está habituado...

Aliás é prática de muitos ditadores "fofinhos" estes simulacros de eleições. com os verdadeiros ditadores assumidos não havia cenas destas, fosse Franco, Pinochet, ou pior o Mussolini , Hitler... Já nós por cá tivemos durante quase 50 anos as nossas eleições de acordo com o calendário constitucional e tudo. E ganhava sempre o escolhido, com votações sensacionais!!

Continuo sem perceber porque é que os comunistas, que é  certo perderam o seu sol que brilhou durante a URSS, agora - só porque não suportam o imperialismo americano- se sintam irmanados com este novo czar que, ele e os oligarcas que o rodeiam, representam o mais descarado roubo do povo russo; ele que financia a Le Pen, apoia o Orban, interfere nas eleições dos EUA e apoia Trump - o que é que isto tem que ver com os ideais do marxismo-leninismo?

domingo, 17 de março de 2024

 Inimaginável carnificina

É o que continua a acontecer na Palestina, todos os dias. perpetrada por Netanyahu e os seus apaniguados com comportamento nazi - querem vingar-se nos palestinianos daquilo que os judeus sofreram às  mãos dos nazis alemães. A vingança sobre a barbaridade do Hamas está a contribuir  para que Israel se transforme num Estado pária e já ninguém se admirará se irromper uma nova vaga mundial de anti-semitismo.

O EUA vão ficar mesmo mal com a sua posição medrosa e sujeita ao dinheiro judeu que manda na América - e se Trump ganhar ( o que é quase certo, só um grande sobressalto do povo americano o poderia impedir) a situação vai piorar.

Ninguém me tira a ideia, mesmo que pareça teoria da conspiração, que o rebentar  do ataque do Hamas foi arquitectado pelo Irão e tem a ver com a guerra que a Rússia impõe à Ucrânia; nada melhor para ajudar a Rússia  do que desviar a atenção  e os esforços dos países ocidentais com  esta "guerra santa" contra Israel - que também calhou bem a Netanyahu porque  lhe deu o pretexto para se safar de ser julgado  por corrupção, e para arrasar a Palestina e ficar a ocupar todo o território, velho sonho sionista; os serviços secretos americanos avisaram um dia antes do que iria acontecer e Israel ficou de braços caídos...à espera.

Um dia vai-se saber a verdade disto tudo.


quarta-feira, 13 de março de 2024

 Ainda teria a sua piada...

E se os  3 deputados da emigração que faltam apurar caíssem todos no PS? O PS seria o Partido mais votado... mas sem maioria de esquerda.

terça-feira, 12 de março de 2024

 Portugal a entrar na "modernidade"...

Com estas eleições Portugal aproxima-se da modernidade, pois ainda é um dos países europeus com menor representação da extrema direita. Mas vamos a caminho...

Os "chegas" são a terceira força política, e o que nos tem valido é que, tirando  o cabeça, que é palavroso e tem boa figura, o resto dos "políticos" é medíocre até dizer chega!!

Aqui há uma dezena de anos atrás alguém pensaria que os "fachos" ascendiam ao governo em países como a Holanda ( uma sociedade tão drasticamente democrática!!), a Bélgica ou a Suécia? Mas o Estado Social nestes  países está de tal forma enraizado  que nem a direita radical o derruba.

 A França tem conseguido atrasar as forças atrás da Le Pen, a Itália não aguentou e lá estão os da extrema direita, mas com algo de especial,com atitudes até agora surpreendentes e aceitáveis... A Espanha também anda na corda bamba, a Alemanha vê-se em apuros para a controlar, na Hungria parece de pedra  e cal.

A Polónia foi um caso excepcional de recuperação da direita moderada, pode servir de inspiração..

Portanto estamos no bom caminho... e se juntarmos aos chegas a AdN, o Ergue-te e mais uns pozinhos espalhados por aí, a "coisa" começa a compor-se. 

Lá para o fim do ano com a eleição do Trump, o apoio do neoczar Putin e outras avantesmas teremos um belo futuro pela frente...

segunda-feira, 11 de março de 2024

 E cá temos a estratégia do  PR a dar frutos...

18 Partidos é obra! Como já  ontem citei Sartre,  quanto mais possibilidades e mais liberdade mais difícil  é a escolha.

Marcelo Rebelo de Sousa diz sempre nas entrelinhas ( para quem souber ler...)o que pretende e desta vez foi  claro ao aceitar a demissão de A. Costa e de um dia para o outro dizer que ia dissolver o Parlamento; nos subentendidos  das suas comunicações  conseguiu o  que sempre quis - colocar o seu Partido no Governo - lá que venha instabilidade não importa. importante é o PSD no Governo, e nos seus  últimos an0s de PR,

A. Costa não tinha que se demitir, apenas por uma suspeita lançada pelo MP e que até hoje, 4 meses depois, ainda não foi capaz de acusar de nada. Mas compreende-se que ele se quisesse demitir- o PR é que devia ter tido a integridade e independência de Jorge Sampaio quando, com a saída de Durão Barroso, deu posse a Santana Lopes porque a direita tinha maioria e prejudicou o PS que era o seu Partido. Marcelo nem deu tempo a uma reflexão, anunciou log0 a dissolução da Assembleia da República para garantir a ascensão - previsível - do PSD e da direita. Acho que é tão evidente que nem oferece dúvidas...

E agora vamos tirar as promessas a limpo, A esquerda soma 91 depurados, a direita soma 87 sem o Chega - portanto a AD só governa se juntar o Chega,  ficará com 127 deputados - altura de vermos agora se o Luis Montepreto mantém a afirmação reiterada de que nunca aceitaria os "chegas" no Governo. E ainda faltam 4 deputados da emigração que já não afectam o resultado final.

Foi a este caos que nos trouxe o pandemónio do caótico governo de A. Costa com maioria absoluta ...


domingo, 10 de março de 2024

 Que tempos estes...

Creio que foi Sartre que disse qualquer coisa como "quanto mais possibilidades e mais liberdades mais difícil é a escolha" - ora aqui estamos nós, portugueses hoje, com a "difícil" escolha entre 18 Partidos do mais largo espectro imaginável,  que escolha, hem?

Acabei de dar uma volta pela região Centro interior, que foi mais curta devido ao "mau" tempo que fazia - mau tempo para passeios mas tempo excelente para as nossas condições mediterrânicas, frio  e chuva a potes!!

Começa por nos chocar a paisagem onde quase só  há, em largas extensões, eucaliptais, uns a erguerem-se por terem ardido, outros prontos em boas talhadias  para serem cortados.  Mas os nomes dos lugares por onde se passa falam-nos de outras paisagens - "Carvalhos", "Carvalhais", "Salgueirais", etc.

 É impressionante o abandono das pequenas terras, despovoadas e sem qualquer vida; como  gosto de percorrer o país pelas velhas estradas, atravessam-se aldeias e vilas onde o que mais se nota é o número de casas fechadas ou em ruínas. E depois, já fora dos centros das povoações, surgem muitas casas "modernas" tipicamente de emigrantes que vieram construir a sua maison nos pedaços de terra que herdaram. Mas impressiona que fiquem fechadas  belas casas de granito, algumas meio solarengas que, se bem aproveitadas, dariam magníficas habitações.

Cabanas de Viriato é exemplar neste aspecto. Toda a povoação antiga está abandonada, casas grandes e pequenas de janelas entaipadas ou em ruínas; não há um café ou qualquer outra loja, não anda ninguém na rua, não se vê ninguém. Depois já fora, em redor, são muitas as casas modernas, surgem ruas a perspectivar novos bairros mas onde tudo está fechado. Até a célebre casa de Aristides Sousa Mendes continua com andaimes para abrir "brevemente"...

Falámos com um velho que, de porta aberta, bebia o seu café sentado a uma mesa, na escuridão dum interior isolado, e perguntámos-lhe porque não se via ninguém - "porque já não há aqui ninguém, estão as casas todas vazias", respondeu.

Nenhum Partido que me lembre falou deste abandono do interior, raros são os cartazes de propaganda que se vêem e os políticos não passaram por aqui, por estas aldeias onde realmente não vinham buscar votos- mas podiam ter falado do assunto... Em vez de parangonas com a "Coesão Territorial" , que apenas deu lugar a mais um tacho de ministro, se houvesse mesmo uma política de desenvolvimento  rural a paisagem seria outra por todo este belo Centro que poderia ser um exemplo de equilíbrio - não fosse a prepotência da industria da celulose e das grandes empresas agro-industriais a dominar as decisões dos governos deste pobre,  sim, pobre país!!  E ainda vêm os liberalistas. os libertinos dum partido que disso  se reclama, clamar por mais mercado livre e menos regulação. (Lá tive que assinalar um Partido, mas hoje a esta hora já não deve ser proibido...

Mas, pelo contrário, quem está uns anos sem ir a Viseu fica espantado com o progresso da cidade, que hoje se apresenta dinâmica, cheia de vida !

E ainda do lado bom, por este Portugal fora, para lá do abandono generalizado, ainda encontramos pedaços de maravilha. 

Perto de Penela, se começarmos a atravessar a serra de Espinal, estamos entre denso e selvagem carvalhal; viagem fora, desce-se até à ribeira da Azenha e temos um dos locais mais paradisíacos, preparado sem excessos para uns belos banhos no Verão em água a jorrar de cascatas  -e um pequeno restaurante onde se serve a melhor cozinha, que se possa imaginar,  da bela e antiga Beira Alta!

Tribunais Especiais

Há dias voltei  a cair na asneira de enviar uma carta ao director do Publico que, como é o mais comum, censurou e não publicou. Nela eu dizia que depois da 2ªGrande Guerra foi criado um tribunal especial para julgar os crimes contra a Humanidade perpetrados pelos nazis e que agora era tempo de criar dois novos tribunais desses, embora exista um Tribunal Penal Internacional.

Por um lado temos o neoczarismo soviético protagonizado por Putin, a cometer crimes depois de ter invadido um país vizinho e usando os mesmos argumentos que Hitler usou para invadir os seus vizinhos: proteger as populações germanófonas e aumentar o seu espaço vital,  agora este novo czar invocando a protecção das populações russófonas e o seu espaço vital, pois, disse ele, a queda da URSS foi a maior tragédia do século xx.

E agora pergunto eu aqui, qual é  a lógica dos comunistas, lá porque odeiam o imperialismo americano ( que afinal os deixa falar sem os prender ou mandar matar  "delicadamente") para apoiarem desavergonhadamente um Putin que nega qualquer democracia, que financia em França Le Pen e nos EUA o Trump? É uma democracia à moda putinesca que eles querem não é? Onde um só homem é que manda e os adeptos mais chegados  têm todas as benesses?

Só  um tribunal especial poderá um dia incriminar este facínora e os oligarcas que roubaram o povo russo, mesmo sabendo à partida que ele nunca irá comparecer num tribunal com a protecção que tem neste mundo dos "democratas"...

Por outro lado temos outro facínora chamado Netanayhu que, à frente do imperialismo sionista mais fascista de sempre, está a cometer uma carnificina na Palestina; já nada tem a ver com a guerra contra o Hamas nem como desforra da barbaridade que este grupo terrorista cometeu - o que se está a passar é uma  nítida estratégia de terra queimada para que Israel, Estado terrorista, fique senhor de toda a Palestina. Com os pedidos envergonhados e hipócritas de fim à guerra por parte dos EUA, dos ingleses e dos europeus em geral, Netanayhu está a fazer mais pelo fortalecimento do anti-sionismo do que alguém alguma vez foi capaz de fazer.

Só um tribunal especial poderá um dia jugar este facínora.

A democracia em que temos o privilégio de viver  está mesmo em perigo,   mais uma vez, com estas guerras, com a fome a matar milhões de pessoas nos países mais miseráveis onde também as guerras e os golpe de Estado se sucedem - seja no Haiti, seja no Sudão, Iémen, Somália, etc. 

Não suporto qualquer desculpa para cortar a liberdade - dentro da responsabilidade social- eu que já era bem adulto nem queria acreditar quando vi surgir esta liberdade que, mesmo numa democracia aleijada por políticos sem craveira, é melhor que qualquer ditadura seja a do Putin que os comunistas adoram ( eu ainda visitei democracias comunistas por essa Europa fora e vi...) seja a Argentina, a Venezuela  ou Cuba (onde já estive e vi a miséria como emblema nacional!!) 

O ser humano é autodestrutivo, nenhuma outra espécie se mata a si própria - não merecemos este planeta.