domingo, 4 de maio de 2025

 Que tempo é este, que país e que mundo são estes?

Nem dá vontade de escrever, tantos são os factos incompreensíveis  que nos saltam à frente todos os dias.

- Eu vivo há uns quarenta anos no Algarve e não me recordo - nem as pessoas de cá mais velhas a quem interrogo - de tantos meses de invernia como este ano. Estamos em Maio e continua a chover quase todos os dias e com uma violência de chuvadas que só em casos de tempestade às vezes ocorriam. E as temperaturas andam no Algarve abaixo da região Norte - está tudo invertido! Está a ser um ano totalmernte atípico.

- Este país vive uma situação de instabilidade politica que nos  deixa  estupefactos pelos motivos que a isso conduzem.  O que mais me preocupa e devia preocupar toda a gente, é a falta de ética republicana que se evidencia nestes politicos. Então o primeiro  ministro é um caso de estudo, e que acaba por deixar "classificados" os portugueses que votam nele. Já não será a primeira vez que se diz que" ele rouba mas faz obra", aplicado a outro poítico - aqui não será o caso de roubo mas apenas de credibilidade, ele engana...mas faz obra.

- De resto a justiça foi sempre a mais grave lacuna da nossa democracia, e uma democracia sem justiça justa e célere  não vai longe -rapidamente dará lugar aos populismos reaccionários. 

- A primeira vergonha foi o caso dos juizes que pertenciam aos infames tribunais da ditadura terem sido muitos deles integrados no novo regime, além dos que se aposentaram. 

- E mais tarde Cavaco Silva negou um auxílio financeiro a Salgueiro Maia que estava em fim de vida, mas  foi  dar esse benefício a dois inspectores da PIDE por bons serviços  prestados à Pátria. Seria para rir se não fosse trágico!! 

- A fuga dos PIDEs que estavam presos foi a segunda grande vergonha, foram para onde? Não terão alguns Partidos politicos  dado emprego a esses facínoras como agentes de segurança?  Ficou-me sempre esta duvida.

- No início dos anos 80  houve o julgamento do assassinato de Humberto Delgado e foi outra vergonha: quem era afinal o unico culpado estava em fuga para Angola e, no fundo,  o único culpado mesmo  fora o Salazar...

-O caso de Sócrates é paradigmático: não sei se ele  é culpado ou inocente, só o tribunal o dirá - mas há para aí uma década que o processo se arrasta e ele não chega a ser julgado!!  Começou logo pela forma como o foram prender ao avião em que regressava a Lisboa - ele não ia a fugir, estava a chegar e fez-se aquela cena, ofensiva da dignidade de qualquer pessoa, que foi ter lá a Tv a filmar.

- Estas denúncias do Ministério Público com nítido caráctrer político  são outra das nefastas situações da nossa Justiça.     Posso estar a fazer parte de "uma teoria da conspiração" mas aquele despacho que levou à demissão de António Costa tinha que ser assim e naquela data: ele só tinha 6 meses para prerparar a sua candiatura ao Conselho da Europa, tinha de sair do Governo  naquela altura... Foi um negócio que envolveu a PGR e o Presidente Marcelo,  tinham de estar todos em consonância. Um dia vai saber-se... 

- O anúncio de uma hipotéica fraude fiscal de Pedro Nuno Santos, foi feito pelo Minstério Público  (MP) como resposta a uma denúncia anónima. O MP  deu essa notícia na véspera do debate  televisivo entre Pedro Nuno e Luis Montenegro e não teve sequer o cuidado de procurar saber que essa mesma denúncia tinha sido feita pela primeira vez há mais de um ano e fora arquivada pelo MP por inexistència de factos criminais...

- Então esta tomada de posição pública do MP foi inocente? Ninguém lá de dentro do MP avisou  o PGR que o assunto já era velho e tinha sido arquivado?  Não me digam que o PGR  é 100% isento e desconhecia  ao dar a notícia, mesmo falsa, na véspera do debate -  e quando Montenegro andava já há dois meses acusado das falcatruas com a sua situação de empresário e primeiro ministro-  o "pobre" do PGR não  tinha  qualquer intenção política... 

- HOJE, 8 DE MAIO passam 80 anos sobre  a rendição da Alemanha  nazi que, só falhou em ser êxito total, por não terem conseguido prender o Hitler vivo !

-80 anos depois, a Europa e o mundo estão a ser invadidos por hordes de  autocratas, anciosos por reporem  a lei e a ordem dos mais fortes, por qualquer preço. E quem haveria de pensar que o principal exemplo veio de onde  se considerou  sempre ser o farol da democracia liberal no mundo, os EUA?!!  Na própria Alemanha  está a impor-se como principal partido o Partidfo neo-nazi !!          Cada dia que passa aumenta o nosso espanto perante as  peripécias do fantoche ou palhaço de cabeleira côr-de cenora  que se diz e contradiz sem qualquer dificuldade.

- A malta de que Trump se fez rodear brada aos céus, e a imposição que ele está a fazer sobre as liberdades democráticas,  sobre a insenção dos tribunais e sobre a autonomia das universidades são actos e pensamentos de um ditador, ainda por cima falho de autoridade moral e rodeado por capangas como aquele nojento multimilionário  Musk  que, como um dos seus primeiros actos, foi ir saudar a lídere do partido nazi alemão.  Dizer mais para quê? Na América do Norte e do Sul, na Europa e a par da ditaduras comunistas ou fascistas que existem, como a de Putin na Rússia (que  é a paixão dos comunistas  portugueses...), um pouco por todo o mundo o neoliberalismo levado ao seu extremo está a dar nisto - a perda de valores da evolução da humanidade a favor do comércio e dos lucros, doa a quem doer.. 

- E a guerra nojenta que os fascistas israelitas esrão a  cometer na Palestina, apoiados pela ideia ordínária até à obscenidade,  de Trump querer fazer de Gaza a nova Riviera mediterrânica... Se o terrorismo  do Hamas não tem perdão ou desculpa, o terrorismo judaico é vergonhoso.

-E a guerra suja de Putin a contra a Ucrânia, a série  de falsidades e  ofensas que têm dito  contra Zelensky só   porque ele tem tido o mérito e a enorme força psíquica  para defender o seu País e só porque, afinal,  ele era apenas um actor de televisão.  Como se os EUA não tivessem  tido já um actor mediocre de cinema como Presidente!. E como se quem  não fôr  intelectual de primeira linha não tem categoria para comandar os destinos dum País...

- Ninguém fala, se não em surdina, das misérias humanas de milhões de pessoas no Sudão, na Etiópia e em toda região do "corno de África"...

Falta-me ânimo para escrever mais. Leva-me a pensar nesta  expressão  que um rapaz que conheci na Geórgia, perante a vitória fraudulenta do partido pró- Putin, me escreveu: "Sr Fernando, nem tenho energia para lhe escrever mais !!"












Sem comentários:

Enviar um comentário