sábado, 9 de dezembro de 2017

Ao correr da política e outras coisas ...

Motivos de saúde, viagens e mais viagens e outras ocorrências impediram a escrita deste blogue.
Por isso desta vez vão só  alguns apontamentos de coisas que se têm passado nestes tempos em que estive em silêncio.
1 - A Catalunha volta a ser notícia
Com o Presidente catalão e mais alguns colegas de Ministério refugiados na Bélgica e outros presos em Madrid , preparam-se as eleições  para 21 de Dezembro, daqui a pouco tempo portanto. E segundo as projecções os independentistas voltarão a ganhar e tudo volta ao mesmo. O sentido persecutório do governo castelhano não abrandará, porque se a Catalunha viesse  ( vier...) a ter êxito, ai do Pais Basco e, quem sabe, de outros povos peninsulares.Porque quer queiram ou não aceitar, trata-se de povos peninsulares que desde há séculos são oprimidos pelos castelhanos.
Voltarei a este assunto mais tarde.
2 ~- A eleição de Mário Centeno para Presidente do Eurogrupo  deixou desolados os políticos e comentadores da direita, e também os da esquerda por motivos diferentes. 
A Pitoniza dos domingos à noite da SIC, Marques Mendes, havia profetizado há uns meses atrás que se tratava de uma brincadeira, uma forma de o PS e o Governo se  autopromoverem. Vamos a ver nesta semana  o que dirá ( ou se desdirá ) o videirinho dos domingos, que parece querer alimentar a ideia que é uma espécie daquilo que foi  Marcelo Rebelo de Sousa ( da TVI) - só que lhe falta muita estaleca para lá chegar...
3 - O Governo e os tiros no pé
O Governo continua a dar tiros no pé, o que parece uma tendência imparável,
Um dos últimos e lamentáveis episódios foi  anúncio da transferência do Infarmed para o Porto, assim sem mais nem menos, como se pegasse  num objecto e o transportasse de um lado para o outro. Um Instituto de especialistas, de grande responsabilidade para a saúde publica, e os seus  mais de 400 funcionários estabelecidos e a viverem as suas vidas em Lisboa. sabem pela televisão que vão ser transferidos para o Porto. Pasme-se  com  a insensatez desta notícia , pois agora vão ser feitos estudos ( que deviam ter sido feitos antes...) sobre a forma como se poderá processar a mudança.

Sabendo-se que o equilíbrio do Governo e dos partidos da esquerda que o sustentam é precário ( mas não tão precário como a direita deseja . e que o diabo venha já ao virar da esquina...), ter  sido feito um acordo entre o PS e o BE sobre a indignidade , que o é, das rendas excessivas pagas às empresas de energias renováveis, para depois  vir o Governo recuar e desdizer esse acordo, é um colossal tiro no pé. Revela antes de tudo o mais uma total  falta de coordenação entre os negociadores socialistas e o próprio Governo que eles deviam representar. Mais um tiro no pé que ajuda a descredibilizar quem o pratica.
4 - O rio Tejo e o Ministério do Ambiente
A poluição do rio Tejo na zona da fronteira associada à falta  de caudal que a Espanha não deixa sair para Portugal, como em teoria é obrigada pelas leis internacionais, vem mais uma vez evidenciar a pouca relevância do Ministério do Ambiente. Eu mesmo passei em Vila Velha do Ródão em meados de Outubro ( antes dos incêndios do dia 15 desse mês) e verifiquei a poluição das águas a jusante da fábrica de celulose ; mas o Ministro do Ambiente diz que fez lá uma visita e não viu poluição nenhuma - é ceguinho, coitado, e a gente não sabia. E depois da "cimeira ambiental" com a Espanha, o Ministro vem dizer que está tudo regulado e ia ser reposta a normalidade. O que mais choca é a falta de convicções ambientais deste governante, que está naquele lugar para fazer currículo e  para não permitir. porque não é capaz e/ou porque os interesse instalados não deixam, que haja uma politica de Ambiente activa e interveniente, que moralize a vida nacional sob o ponto de  vista ecológico e ambiental. E as Autarquias agradecem...
O Ministro do Ambiente e o Ministro da Agricultura e Florestas são dois responsáveis pelo descalabro de assuntos e sectores fundamentais para o futuro de Portugal.
5 - O Código  Ortográfico - hoje a arquiteta
Algumas personalidades corajosas continuam a batalhar ingloriamente e em vão contra  a enormidade de ofensa ao património nacional mais precioso - a língua  - que.
 representa o Acordo Ortográfico em vigor
Hoje apenas refiro a arquiteta - Arqui quer dizer grande, muito grande, e teta é a glândula mamária das vacas e outras fêmeas de mamíferos. Portanto uma arquiteta é uma teta muito grande - ou será o mesmo que uma arquitecta como quer o fatídico Acordo??

Sem comentários:

Enviar um comentário