quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

A espuma dos dias
1- Inevitável falar da greve dos enfermeiros  - Toda a gente tem evitado falar dum aspecto politicamente incorrecto que envolve a greve sem fim dos enfermeiros, mesmo os sindicatos e partidos de esquerda pouco tocam no assunto, creio que por pudor.  A greve é um  direito dos trabalhadores para se defenderem dos patrões e portanto é uma luta, em que a única arma dos grevistas é o prejuízo provocado nas actividades patronais. Mas ao que eles contrapõem o prejuízo de perderem os seus salários nos dias em que faltam,  Isto é uma questão de dignidade dos trabalhadores, embora por vezes alguns sindicatos consigam gerir uns Fundos de Greve para colmatar certas situações mais graves de grevistas em risco  seu ou familiar. Está na lei da greve e nós regulamos-nos por leis.
    Daqui decorre que por norma os sindicatos são de esquerda, pois a grande maioria dos patrões, empresários e decisores económicos em capitalismo, organizam-se em partidos de direita para defenderem e pugnarem pelo que consideram os seus legí
timos  interesses. Tudo correcto,  é a democracia,  a que os marxistas  ridicularizam chamando de burguesa, mas  é o melhor regime entre todos os outros que são piores , muito piores!!
    Ora nesta democracia  aceita-se que existem sindicatos de direita,  embora seja estranho, mas têm tanta legitimidade como os de esquerda excepto - ah! sim, excepto  se não se tornarem corporativistas pois o corporativismo que mete no mesmo saco patrões e empregados já vimos o que foi durante quase 50 anos.  Democracia orgânica  de Salazar, não muito obrigado, ela  é  para os tempos de hoje  tão nociva  para a nossa  DEMOCRACIA tout court  como seria a democracia popular do leninismo..
     O mais sério e grave que o movimento das greves cirúrgicas dos enfermeiros, ( beneficiando claramente os hospitais privados,)  têm revelado,  para lá de todas as complicações e recusas de serviços mínimos que possam ou não ter havido, é a subversão da lei e  do espírito da greve.  Se os grevistas continuarem a receber os seus salários como se trabalhassem, e essa ajuda não vier dos próprios sindicatos mas de campanhas publicas mais ou menos anónimas de obtenção de fundos, é uma fraude,  a greve pode durar sempre.         Sendo as condições que os enfermeiros reclamam justas, e isso não se discute,  embora devam ser pesadas com as de outros profissionais -   e sendo o sector privado que lhe  paga pior e os desprestigia mais que o sector publico, porque é que só fazem greve contra o patrão Estado e não fazem  contra quem os trata pior ? Isto dá alguma credibilidade ao movimento grevista ? Estar a favorecer o sector privado e a prejudicar o sector publico não faz parte do ADN dos trabalhadores - Porque será então ?

2 - Pobreza energética -Portugal quase indigente - Segundo revela a ZERO Portugal está entre os países da Europa quase na cauda dos que sofrem de pobreza energética. Não ter dinheiro para aquecer a casa no inverno e arrefecer no Verão, E no entanto podíamos desfrutar de energias alternativas quase ao alcance de cada casa e ter a comodidade  de podermos  ter uma boa comodidade comparativamente elevada e que não nos envergonhe.





Sem comentários:

Enviar um comentário