sábado, 2 de fevereiro de 2019

Meteorologia, crendice e ciência popular
Hoje, dia 2 de Fevereiro, é o dia da Srª das Candeias ou de Stª Maria, como se diz pelo menos nesta zona do barrocal onde vivo há mais de 30 anos.
Ora diz-se por aqui : Srª Maria a sorrir está o Inverno para vir,  Stª Maria a chorar está o Inverno a acabar.
Posso garantir que desde que aqui vivo sigo esta sentença popular e creio que nunca falhou. Eu costumava  semear favas e gosto delas no tarde, quando  começam a faltar no mercado,  e a minha vizinha Tia Inácia, dizia-me sempre : espera-se pela Stª Maria.
Se estivesse a chover, não valia a pena lavrar a terra, abrir os sulcos e semear as favas, porque depois quando a chuva fosse necessária ela ia faltar. Pelo contrário se estivesse um dia de sol fazia-se a operação pois as favas iriam nascer e ter água da chuva para as fazer crescer. E posso garantir que nunca falhou.
Hoje dia 2 de Fevereiro de 2019 está um dia de sol radioso, com muito vento e frio, é certo, mas sol. Vamos a ver como se comporta  o tempo nos meses que aí vêm.
Pode ser crendice, já uma vez falei do assunto a um meteorologista que afirmou não haver qualquer base científica  nesse ditado.
Eu gosto muito de meteorologia, sempre estudei e até fiz um figurão na Universidade no meu exame da matéria; mas também acredito que nem tudo se sabe ainda e até por não haver certamente estudos que investiguem esta afirmação popular, A ciência popular, muitas vezes sem dúvida apoiada em "crendices", tem por base a experiência multisecular de observação e registo de factos.









Sem comentários:

Enviar um comentário