terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Ouve-se cada uma !! 
Santana Lopes tem a comunicação social com ele, como raramente  se assiste. Andam com ele ao colo, qual terá sido o Partido recente que na sua formação tenha tido tanta publicidade?!
E no entanto P Santana Lopes continua o mesmo play boy, simpático, aquele tipo com quem se tem uma conversa e se bebe um copo.  Mas como político é aquele desastre que se conhece. O que ele quer é uma tribuna só para si; a birra com o PSD foi de não o terem escolhido e não teve pejo nenhum em bater com a porta e fazer o seu próprio partido, à sua medida. Só que, se não aparecerem algumas personalidades com valor no Aliança e este for apenas à imagem e semelhança do seu criador, não vai longe - mas até pode ser que me engane, tal é a confusão ideológica que reina no pessoal. Agora não deixou de ser confrangedor  ouvi-lo dizer que se Jorge Sampaio não tivesse tomado aquela atitude para com ele, o Pais hoje era outra coisa ! Lá isso deveria ser...  Tiraram-lhe o lugar de Primeiro Ministro, logo a ele, e ele pensa que as pessoas já se esqueceram daquela infantilidade que ele alardeou fartamente nesse "glorioso" Governo que chefiou. Ouve-se cada uma !!

A dívida e o  déficite em Portugal
Não percebo grande coisa de economia e finanças, mas não serei totalmente destituído.  Sempre me fez confusão, e opinei nesse sentido, que fossemos obrigados a manter a dívida nos 60% do PIB e termos o déficite abaixo dos 3%. Mas porquê estes limites? Parece que eram os que a Alemanha tinha na altura da adesão à CEE e impôs esses parâmetros a todos os países. Podemos concordar que os mais de 120% actuais da dívida portuguesa é muito, mas se houver um Governo menos respeitador das regras alemãs e em vez de investir milhões para baixar a dívida investir esses milhões em investimentos produtivos isso é o mais importante.
Ora há dias veio um reputado  economista, Paul de Grauwe, que até é  vice-presidente do  nosso Conselho de Finanças Públicas ( até que enfim que fomos buscar lá fora alguém para ajudar os nossos experts a porem as contas em ordem ) e que disse isto mesmo. Esta fixação de Mário Centeno, e por arrastamento de A. Costa, em ir até ao deficite  zero,  faz lembrar o Salazar que deixou as contas em ordem mas o país na miséria económica e social; umas décimas do deficite eram milhões que dariam para repor o SNSaúde, as escolas, as estradas, os caminhos de ferro, etc, em funcionamento normal. 

A Catalunha
Estão em julgamento alguns dos independentistas catalães presos há meses e meses. Não acredito em qualquer complacência espanhola, o carácter imperialista e dominador dos castelhanos não perdoa. Era só eles poderem e Portugal voltava a ser uma região  ibérica...  Não me canso de repetir, a Espanha como país é uma criação e imposição dos castelhanos. A Península Ibérica, a Hispania dos romanos, era habitada por vários povos,  numerosas tribos que a pouco e pouco se foram fundindo e chegaram ao período histórico  num quadro  bem definido : astures, bascos, leoneses, catalães, lusitanos, galegos, andaluzes - e castelhanos. estes ocupavam o centro da Meseta, mais pobre, sem saída para o mar.  Os povos nestas condições ou desaparecem absorvidos por outros ou então tornam-se guerreiros e conquistadores  na procura do seu espaço vital.    E foi este o caminho dos castelhanos : por conquistas e por casamentos entre casas reais, conseguiram a pouco e pouco reunir tudo  (quase tudo...) sob o seu domínio. Com os Reis Católicos, Fernando e Isabel, Castela tomou posse de toda a Península, com excepção de Portugal que escapou por pouco... e escapou em 1640 graças ao sacrifício dos catalães com quem se aliaram para se revoltarem aos mesmo tempo. Nós conseguimos a liberdade e a independência, com uma guerra de mais de 20 anos, a Catalunha sucumbiu mas não desistiu. Foi republica em 1940, mas com a vitória de Franco foi aniquilada, e agora voltou. E vai voltar por mais que os castelhanos o tentem impedir. A Espanha só é um país uno pela força,  pois pela alma ela é de povos  espezinhados pelos castelhanos, E o mundo aceita!!








Sem comentários:

Enviar um comentário