quinta-feira, 14 de março de 2019

Desabafos...


Salazar ( e outros) fizeram o mesmo
Segundo diz o Governo, o Ministro das Finanças conseguiu pôr as contas do Estado no bom  caminho.  Os Ministros das Finanças são sempre assim : Salazar conseguiu colocar as contas em dia, tudo certinho, mas deixou a economia atrasada, o povo a viver mal e os Serviços a funcionarem mal, muito mal ( alguém ainda se lembra? Eu lembro...). 
No anterior Governo de direita aquele Ministro das Finanças. Gaspar, que parecia falar em 33 rotações, também quis pôr as contas em dia, dizia que o país estava melhor mas os portugueses é que ainda não tinham dado por isso. Depois quando se demitiu escreveu uma carta a dizer que a sua política tinha errado e que havia falta de liderança no Governo ( mas que ofensa ao Passos Coelho!!); seguiu-se o cinismo da Maria Luísa Albuquerque, e o que valeu foi que esteve lá pouco tempo - mas a economia estava de rastos. Tinham-se cortado pensões e salários, tinha emigrado uma boa parte dos nossos licenciados, os cortes nos Serviços públicos só se fariam sentir uns anitos depois.
Finalmente veio o governo da esquerda, que é certo repôs salários e pensões, é certo que aumentou o emprego, mas com a fixação, pouco ideológica de esquerda, de deixar as contas públicas em ordem e baixar drasticamente a dívida, falhou no investimento e os Serviços públicos estão em rotura por mais que nos queiram convencer do contrário. Vários economistas famosos, até estrangeiros, têm posto a nota na teimosia contraproducente de baixar o deficit para zero; pois umas décimas a mais dariam uns milhões para repor a Administração e o financiamento publico no bom caminho. Mas tal como Salazar e os outros Ministros das Finanças, também o actual quer é saber das "suas" contas e o Governo tem que obedecer -  tanto faz ser de direita ou de esquerda, o esquema mental é sempre o mesmo !!

A Banca que temos
A Banca, o conjunto dos Bancos privados e  CGD, continua a ser um sorvedouro de dinheiro nosso, dos contribuintes, pois seja pela Caixa ou pelos empréstimos ao Fundo de Resolução, é sempre o dinheiro dos contribuintes que está em jogo - em jogo e em risco!...
É escandaloso que quem quiser colocar um dinheirito numa Conta à Ordem, 2 ou 3 mil euros ou ainda menos, não só não recebe qualquer juro pelo depósito, como ainda paga mensalmente uma taxa para "gestão de conta". Ora se colocamos lá o nosso  dinheiro do qual o Banco se serve para os seus investimentos e lucros, não só não nos paga qualquer  juro como ainda pagamos para lá ter o dinheiro. Vale mais ter o dinheiro  num envelope debaixo do colchão e ir gastando de lá à medida que precisarmos. pois os 2 ou 3 mil euros ou mais não sofrem descontos senão aqueles que nós gastarmos em nosso benefício. 
Eu queria um Governo de esquerda que não permitisse um abuso destes!  Mas ainda há pior : a CGD que é o Banco púbico para onde vão as reformas e pensões acaba de aumentar o custo de levantar dinheiro ao balcão com a caderneta. Um triste que receba uma pensão que seja colocada na Caixa, para movimentar o seu magro dinheiro ainda paga por isso a um Banco do Estado ! Mas que roubalheira é esta ??!!









Sem comentários:

Enviar um comentário