domingo, 16 de junho de 2019

Carta sobre o Ministro do Ambiente
No seguimento de mais umas declarações do Ministro do Ambiente ao "Expresso" escrevi uma carta ao Director daquele Jornal que veio publicada no último número daquele semanário, de 15 de Junho. mas como saiu  muito truncada, entendo que a devo dar a conhecer na sua integridade essencial. Aqui vai pois.
" Exº Senhor Director do Expresso
.....................................................................
Já não é a primeira vez que o actual Ministro do Ambiente faz declarações  que muitos consideram provocatórias, mas agora entendi que é necessário repor alguma verdade.
O mais inadmissível que o senhor já disse, e repete, é que não é um ambientalista e dá para perguntar para que serve no Ministério do Ambiente um manga de alpaca - para fazer currículo? Porque se ele tivesse convicções ambientalistas podia ter acontecido este Governo do PS ter tido outras posições em assuntos fundamentais, de que apenas começo por referir o aceitar sem veemente protesto na EU  a construção do armazém para resíduos nucleares em Almaraz, que só por si evidencia o prolongamento da vida útil daquela decrépita instalação por mais umas décadas - atitude de um Governo português e de um Ministro que é simplesmente deplorável. Mas é o PS que temos.
Se ele fosse ambientalista considerava a Conservação da Natureza um pilar fundamental da política de Ambiente e nunca pactuaria com a situação das Áreas Protegidas e o ICN estarem a meias com as florestas no Ministério da Agricultura, pactuando com a decisão do anterior Governos de direita - direita que sempre desejou essa situação desde o Governo de Durão Barroso (podia explicar mas ocupava muito espaço).
Quanto ao PS não receber lições ambientais de ninguém, é para rir,  com pena o digo. Alguém se lembra de políticos do PS que tivessem ficado na memória por aquilo que fizeram ? Houve o primeiro Secretário de Estado Prof. Gomes Guerreiro que era uma personalidade extraordinária de convicções ,  depois quando o PS apresentava alguém com capacidade - e houve - nunca tinha apoio para deixar obra feita; foi o que aconteceu p.e com o Arqº Gomes Fernandes  com quem trabalhei, que sabia o que queria, mas pouco deixaram fazer. De resto recordam-se  Gonçalo Ribeiro Telles, Carlos Pimenta e mais alguns mas nenhum foi do PS, repito que com pena o digo. Agora é que acordaram todos para as Alterações Climáticas !
Espera-se realmente que um próximo governo se for do PS encontre um ambientalista que possa fazer e o deixem fazer uma política ambiental interveniente e eficaz. Com este titular não, certamente,

.............................    "





Sem comentários:

Enviar um comentário