sábado, 26 de outubro de 2019

Fernando da Silva Grade
Não posso deixar de escrever aqui umas linhas dedicadas ao Amigo que perdi, já la vai um tempão, o Fernando Grade. Apanhado de surpresa por um terrível mal que não tinha remissão, sabia o que tinha e enfrentou-o com dignidade e coerência, a dignidade e a coerência com que sempre viveu.
Fui visita-lo a casa, acompanhado dum seu primo e também meu Amigo Dr. Luis Vicente, na 4 ªfeira 4 de Setembro, e era notório o seu estado terminal; mesmo assim veio sentar-se na sala e escutou a conversa que íamos tendo, em que participavam também a companheira do Luis e o arqº Vitor Cantinho. Despedi-me dele porque no dia seguinte  eu iria para Lisboa e dali para o estrangeiro, e despedimos-nos com um sentido abraço. Eu saí de lá com a convicção de que não voltaria a vê-lo. E no domingo  dia 8 recebi na Argélia, onde estava, a mensagem do Filipe Jorge a dizer que o Fernando acabava de partir.
Quero deixar escrito que para mim, apesar de esperado,  foi um facto que me deixou  cabisbaixo e sem alegria - e a sua recordação acompanhou-me ao longo dos dias da minha viagem.
Com o Fernando Leitão Correia e o Fernando Grade, arrancámos com a Tertúlia Farense, e como dizia o também saudoso tertuliano Rosa Mendes éramos  o "trio fernandino".
 O Fernando Grade faz muita falta a todos os amigos e familiares mas também e, sobretudo, à actividade cívica e à cidadania em Faro e no Algarve. Batalhava com veemência pelos valores do património, da cultura, da Natureza e do ambiente e  enfrentava com galhardia a resistência dos alvos das suas críticas.  Partidário convicto da vida natural e dos remédios naturais para os males  físicos e  psíquicos,  levou a sua coerência até ao fim . O Fernando Grade legou-nos um exemplo único de vida e de comportamento social e cívico. Bem hajam o Fernando e a memória que nos deixou!!

Sem comentários:

Enviar um comentário