quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A espuma dos dias
1 - Incrivel Trump...e companhia
Uma das questões que mais  confusão me faz no que concerne a Trump é a colagem  do Partido Republicano as figuras, ao estilo e às diatribes dum Presidente que devia envergonhar os americanos com um  mínimo de formação e apego ao decoro. O Partido Republicano é um  dos pilares da democracia norte americana, com enorme importância na historia dos EUA e que já deu Presidentes que foram grandes personagens  ao longo dessa História. Que agora por mera política partidária, para aproveitar o impacto de Trump junto de certo eleitorado, assuma a defesa das acções por vezes verdadeiras loucuras que o homem continua a fazer, sem se demarcar desse estado de coisas, é o que mais me espanta, desagradavelmente, claro. 
A decisão de mandar matar o general iraniano num terceiro país, sem respeito pela sua soberania, foi acompanhada de ameaças à destruição de valores do património persa, mais tarde desmentido apressadamente -. mas a ameaça ficou. E não me espanta que o faça.
Quando em 2014 estive no Iraque integrado num pequeno grupo de interessados no valioso património arqueológico da antiga Mesopotâmia, a arqueóloga francesa que nos acompanhava e que toda a vida ali tinha trabalhado, não nos levou à famosa Torre de Babel citada na Bíblia e que era o zigurate da Babilónia...por ter sido destruída pelo exército americano. Estava reduzida a pouco mais que o 1º andar ( como estão os zigurates de Ur e de Uruk) e os americanos arrasaram-na para fazerem uma pista para helicópteros! Mas igualmente andaram com os tanques sobre o que resta da via processional de Nabucodenosor, com o seu pavimento original, ao lado das muralhas da cidade, quando podiam perfeitamente andar ao lado, se tivessem o mínimo respeito por um património daquela magnitude. É com americanos destes que Trump se entende, agora que o Parido Republicano não tenha pejo de apoiar este insano, isso é que deve ser preocupante...
2 - O PSD entregue à demagogia
Vivemos uns tempos complicados, em que tudo vale para muita gente  desde que lhes traga algum proveito. Na 1º volta das eleições para líder do PSD ganhou Rui Rui sem maioria absoluta e em 2º lugar ficou Montenegro, que vai agora à 2ª volta com o actual líder.
Enquanto Rio é uma pessoa cordata, talvez demasiado para a corja que tem de enfrentar, o Montenegro é capaz de tudo e segundo vem agora na comunicação social até deixa escapar - sem precisar nomes nem datas nem factos concretos - que Rui Rio anda a prometer empregos a quem votar nele, coisa que ele jura a pés juntos que nunca fez nem fará.
Mas porque estou eu a preocupar-me com o que se passa no PSD!!? Apenas porque é revelador do "bas fond" da nossa política interna.
3 - O Vaticano em luta interna
O Papa Emérito Bento XVI,   verdadeira imagem dos conservadores que fazem a vida negra ao Papa Francisco na sua luta por uma modernização da Igreja e por acertar de agulhas do catolicismo com  o século XXI, já  por diversas vezes se manifesta  à sucapa contra as ideias do actual Pontífice. Agora saiu um livro escrito por um dos mais reaccionários cardeais da Cúria, contra a possibilidade de poderem ser elevados a padres homens casados, que Francisco está a ponderar. O velho Papa, caquético,  retirado do activo, em vez de se remeter à sua existência de reformado e fora de tempo, apesar de agora mandar desmentir que tenha autorizado que o seu nome fosse associado a este livro, o certo é que ninguém acredita que o tal cardeal africano tenha usado o nome de Bento XVI sem a sua autorização. Falar e falar - porque não te calas ?













Sem comentários:

Enviar um comentário