sábado, 16 de maio de 2020

A espuma dos dias
Há imenso tempo que  as notícias são todas à volta e sobre  a pandemia, a peste do início do século XXI que pode muito bem alterar  o estilo de vida e a mentalidade deste mundo  tão desigual e iníquo para tanta gente- quem  dera que assim venha a ser ! E para ilustrar que as pessoas retomam a pouco e pouco  alguma  vida para além do Covid 19, começam ou recomeçam algumas polémicas.
1- Ainda a patetice de Nuno Melo e do CDS - Custa a entender que esta gente não tenha um pouco de vergonha e de bom senso. As acusações de Nuno Melo sobre a participação que na realidade  nunca ocorreu do Rui Tavares num programa de História da telescola, é confrangedor e tão lamentável que da própria direita choveram  inúmeras denúncias da falsa acusação feita pelo eurodeputado mas, pior ainda, reafirmada pelo CDS,  Telmo Correia e outros. E mesmo tendo conhecimento de que era uma mentira em que ele tinha entrado o mesmo Nuno Melo saiu com um artigo disparatado sobre o predomínio do "marxismo cultural" na vida pública portuguesa, o  que é um disparate sem classificação. Ao que está a chegar um Partido que já foi democrata cristão, que teve no seu seio personalidades como Amaro da Costa,  Freitas do Amaral, Bagão Félix, Adriano Moreira, para falar só em algumas.
2- A polémica a volta de Mário Centeno -  Voltaram as polémicas à vida portuguesa, fartos que estamos todos de só se  falar de  infectados, curados e mortos.
 O pagamento de 850 milhões de euros ao Novo Banco só devia ser notícia por mais uma colossal fortuna paga a um Fundo abutre, num negócio ruinoso depois da queda do BES  e do maior império financeiro português. Nunca foi bem explicado como é que um grupo financeiro e económico tão grande caiu assim como se um prédio de adobe  tivesse sofrido um terramoto.
Quanto a este pagamento agora feito pelo Ministro das Finanças, o que espanta é o golpe de teatro do Primeiro Ministro a dizer no Parlamento que nunca daria um tostão ao Novo Banco sem que antes houvesse uma auditoria a demonstrar como estavam as contas do banco,  tendo esse pagamento sido feito na véspera... Esse pagamento é um compromisso assumido pelo Estado, está inscrito no Orçamento do Estado aprovado pelos Partidos que agora o contestam e foi aprovado na Governo em Conselho de Ministros. Estamos todos a ficar parvos ou querem que fiquemos parvos ?! O único que se portou bem foi Mário Centeno, mesmo que tenha a sua agenda própria, mas fez o que como Ministro das Finanças tinha que fazer, que era honrar o compromisso do Estado e pagar aquela fortuna. O que está mal e errado é tudo o resto - António Costa, Marcelo R Sousa, Partidos do Parlamento - e o ridículo de Rui Rio a quem às vezes foge o sapato e calça a chinela...
3 - Candidato da direita às Presidenciais- A descarada aproximação do PS ao Presidente da República e os golpes de magia oratória em que este é mestre, deixaram a direita mais radical em polvorosa quanto às candidaturas para a Presidência da República.  Estando já lançada a candidatura do famigerado André Ventura, descarado populista e  xenófobo, seria de muito espanto que os outros abencerragens dessa direita se atrevessem a ter este como seu candidato.
Parece então que, segundo a imprensa do fim de semana, os liberalistas ( insisto, liberais somos todos nós que queremos este tipo de democracia "burguesa"), andam à procura de um candidato e avançam com o nome de Adolfo Mesquita Nunes. Espero sinceramente que este rapaz, sensato e equilibrado e que tenho como democrata cristão pelas intervenções que fez ao longo dos anos, não caia nessa esparrela.

ISTO VAI ANIMAR !!














Sem comentários:

Enviar um comentário