terça-feira, 19 de maio de 2020

A espuma dos dias  
1- A bica numa esplanada -  Sinal de recomeço de alguma normalidade - tomei a primeira bica, desde há dois meses, sentado numa esplanada em Sâo Brás de Alportel.É excelente saber tirar partido dos pequenos prazeres e por isso merece esta nota.

2- Mário de Sá-Carneiro -  Há 130 anos, neste dia 19 de Maio de 1990, nasceu Mário de Sá.Carneiro, um dos poetas que mais prazer me dá  ler. Alma transcendente em vertigens de beleza, de emoções fortes, de consciência do surreal, tudo qualidades que acabaram por ditar o seu fim trágico. Senhor de si, da sua vontade, do domínio do seu corpo, escreveu de Paris a Fernando Pessoa a dizer que em tal dia, ao meio dia, mato-me. Depois voltou a escrever a informar que afinal por qualquer razão, não se suicidara naquela data mas isso iria acontecer agora.
Podemos evidentemente lamentar este instinto destrutivo, mas não se pode deixar de admirar o seu sentido de domínio absoluto da sua vida e do seu corpo. Talvez como epitáfio, havia escrito aquelas famosas quadras que até sei de memória :
Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos berros e aos pinotes -
Façam estalar no ar chicote,
Chamem palhaços e acrobatas.

Que no meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza:
A um morto nada se recusa,
E eu por força quero ir de burro...

Não estarei, claro, de acordo com algumas das suas posições ideológicas, como ele frisa  " de artista" - nessa incoerência no entanto reside o mundo fantástico da sua arte e do seu mergulho inteiro  no subjectivismo de poesia onírica.
Caprichos de lilás,febres esguias,
Enlevos de Ópio - Íris-abandono...
saudades de luar. timbre de Outono,
Cristal de essências langues, fugidias...

O pajem débil das ternuras de cetim,
O friorento das carícias magoadas;
O príncipe das Ilhas transtornadas -
Senhor feudal das Torres de marfim...

3 - Uma bênção do céu
Um padre tomou hoje um avião em Tires e sobrevoou  uma ampla região do centro do País para lançar a bênção sobre as pessoas de forma global . Só faltava ainda uma destas - uma verdadeira bênção vinda do céu !...








Sem comentários:

Enviar um comentário