quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

 Para fechar o ano

Apenas umas linhas para fechar o ano 2020, de má memória.

A Pandemia - A Natureza tem destas coisas, mesmo que teorias da conspiração digam que o vírus foi criado em laboratório e deixado escapar pelos chineses, para derrubarem as economias ocidentais, leia-se norte americana, e dominar o planeta. Não é que eles não sejam capazes disso, mas nada de científico comprova essa teoria. Agora que grande parte da Humanidade, cada vez com menos recursos, começa a devorar tudo quanto pode ser comido, incluindo animais selvagens que não tinham até agora grandes contactos com o organismo humano , isso pode ser.

Por cá continuam as asneiras, os escândalos sucedem-se, mas lendo as "Farpas" de Eça e Ortigão, já nessa altura era assim, e prolongou-se -talvez apurando... - até hoje.

Depois dos tiros nos pés do Cabrita, Ministro da Administração Interna, uns atrás dos outros, das falhas graves na Justiça e no Ambiente ( de fazer corar um morto!!), começou em relativa paz a vacinação contra a pandemia, com prioridade para os profissionais de saúde que têm dado a cara e o corpo ao manifesto desde há um ano para cá, com verdadeira heroicidade. Pois há quem diga alarvidades destas : Rui Rio acusa : o responsável pelas mortes em Portugal é António Costa, e mesmo para quem não gosta deste, como eu, dizer alarvidades destas  só pode ser para concorrer com o Ventura do Chega. E para não ficar atrás o grande líder do CDS diz que tudo isto é só show - e dizem estas coisas com as caras deslavadas que têm.

Não deixa de ser curioso que quem se posiciona contra as medidas de confinamento e restrição de liberdades de circulação e de associação , apoiadas na ciência em todo o mundo e que em vários países da Europa são  muito mais rigorosas ainda do que por cá,  têm sido o PCP e os liberais. Tem graça, não ? O PCP deve ter receio que nestes estados de emergência acabem por ser implantadas  as "amplas liberdades" das democracias populares que eles tanto defendem... E os liberais devem querer que as liberdades absolutas arrasem a economia, abatam as camadas da população mais velhas e doentes para recomeçar a boa economia de mercado livre em que eles prosperam.  Como os opostos se encontram, hen?

O planeta e a nova sociedade pós pandemia

Começa a perder-se alguma esperança de que, passado o pico da pandemia e depois de esta ter revelado o estado de dependência, de destruição de equilíbrios naturais e de desigualdades que a globalização liberal implantou em todo o mundo nas últimas décadas, a Humanidade reagisse e começasse uma nova etapa do entendimento que o Homem faz do seu papel no planeta e das suas relações de solidariedade com todos e  em todos os lugares.  Mas a hidra liberal, e os poderosos interesses económico-financeiros libertinos começam a movimentar-se para retomarem  as suas posições. Certamente que haverá nos países mais evoluídos do Ocidente uma  boa parte das populações mais conscientes que se vão bater contra esse regresso ao ante-pandemia. Veremos de  que maneira as duas forças irão enfrentar-se. É matéria para maior reflexão,  daqui a uns dias...






Sem comentários:

Enviar um comentário