domingo, 11 de abril de 2021

 A União Europeia e a Turquia

Aquela reunião em Ankara entre o ditador turco, o Presidente do Conselho Europeu e a Presidente da Comissão  Europeia veio revelar mais uma vez a fraqueza da Europa.

É certo que a Europa está refém da Turquia para conter nas suas fronteiras os milhares de emigrantes que ali acorrem na esperança de chegarem à Europa - mas há um velho ditado que diz quanto mais a gente se baixa mais se vê o cu... 

Fazer sentar a Srª Úrsula von der Leiden num sofá, separada dos dois homens, foi um vexame que sucede poucas horas depois de a Turquia ter abandonado a Convenção de Istambul que pretende salvaguardar as mulheres da violência doméstica, porque as disposições daquela Convenção...contrariam as tradições familiares turcas!! Negociações com muçulmanos só em pé de igualdade, ainda vamos pagar caro todas as cedências que se praticam. Respeitinho sim senhor, mas se houver reciprocidade.

Os turcos foram sempre pouco fiáveis e uns arreigados imperialistas ao longo dos séculos. No século XVI já dominavam o Mediterrânio oriental e o norte de África até à Argélia, e foi graças á batalha de Alcácer Quibir que eles não entraram em Marrocos. Se o tivessem conseguido nada os impedia de atravessarem o Estreito de Gibraltar e porem os pés na Europa ocidental.

Houve uma altura em que graças a Ataturk parecia que a Turquia ia enveredar por um caminho de ocidentalização e de via democrática - mas tudo se agravou nos últimos anos, sobretudo com a chegada ao poder do ditador pseudo-democrata Erdogan.

A sujeira que o pateta do Charles Michel fez em aceitar aquela atitude sem sequer mover  gesto  de protesto, revela bem o estado a que está a chegar a força civilizacional da Europa, Mais uma vergonha.





Sem comentários:

Enviar um comentário