sexta-feira, 7 de maio de 2021

 Retomar o blogue

Depois de algumas semanas de impedimento por motivos de saúde, cá estou a tentar registar algumas notas do muito que me preocupa. Passaram-se coisas  de bradar aos céus!

A tragédia e escândalo de Odemira

Começo por deixar a Carta ao Director do Publico, que enviei ontem, e seja ou não publicada, fica já a abrir estas notas.

" Esta situação, agora despoletada, das ocorrências com os imigrantes asiáticos em Odemira, causa irritação a qualquer pessoa bem formada e revela o cúmulo da hipocrisia da nossa política nacional.  Então só agora é que toda a gente descobriu o horror das vidas de milhares de imigrantes que trabalham na agricultura no Baixo Alentejo (pelo menos)? Há anos e anos, ainda antes do governo da Troika, que se anunciavam os atropelos à (des)humanidade destas levas de homens arrebanhados por máfias de empregadores sem escrúpulos. O que fez o Governo PSD/CDS? O que fizeram os Ministérios destes Governos de António Costa? E Rui Rio muito escandalizado com a situação, o que fez ele como chefe da oposição, ao longo de todos estes anos ? Apresentou alguma moção no Parlamento e deu seguimento a essas moções ? E os Partidos da esquerda, quantas vezes levantaram o problema no Parlamento e que seguimento deram a essas intervenções, se as fizeram ? Apenas hipocrisia. Mais um cúmulo da hipocrisia da nossa política.

Já a morte do ucraniano no aeroporto deveria ter levado, pura e simplesmente, à demissão do Ministro  Cabrita - em vez das desculpas esfarrapadas meses depois, outro cúmulo de hipocrisia política. Basta de falta de vergonha, assumam-se de uma vez por todas!"

António Costa vai pagar caro por isto

Depois destas ocorrências escandalosas e da descoberta das máfias de empregadores, da confusão de argumentos entre proprietários agrícolas, Câmara Municipal e forças da ordem, ontem á noite assistiu-se a mais uma asneira colossal do inevitável Ministro Cabrita-

Às 4 h da madrugada montaram uma operação policial com dezenas de GNRs e cães-polícia para realojar os asiáticos, coitados empurrados de um lado para o outro,  nas barracas "de luxo" do empreendimento turístico que estavam desocupadas e tinham sido requisitadas, devido á falência da empresa - mais ou menos parece que é assim. Mas que disparate foi este? 

Então não poderia ter havido um realojamento pacífico, durante o dia, com calma, certamente vigiando os proprietários das casas que não querem ter aqueles vizinhos mas não têm força para provocar qualquer motim? Esta prova de força gratuita é mais uma obra do incrível Cabrita !!  Então um político tão clarividente como António Costa não consegue mandar para casa este Ministro, por muito amigo do peito que seja?  Será que não se apercebe do impacte que tudo isto tem na opinião pública ?  Se A. Costa não vier a pagar um preço elevado por um erro deste calibre, começo a desconfiar do grau de consciência cívica do povo português...

Bem, fico à espera de novos desenvolvimentos...












Sem comentários:

Enviar um comentário