terça-feira, 14 de março de 2023

 Percurso Ecobotânico Manuel Gomes Guerreiro

Na passada 6ª feira dia 10 consegui finalmente que fosse inaugurado  o jardim botânico in situ que projectei e acompanhei a construção, em Querença, na propriedade da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Viegas Guerreiro e Gomes Guerreiro, dois ilustres filhos daquela aldeia da transição da serra para o  barrocal, dois grandes amigos meus, com quem convivi e de quem tenho saudades. E tive lá na inauguração, a meu convite, duas personalidades de alto gabarito, que vieram porque eu insisti e acederam ( e não foi fácil...) : Ramalho Eanes e Jorge Paiva.

Do primeiro é uma honra ele considerar-me meu amigo e aceder, apesar da saúde precária, em se deslocar com a esposa, Manuela Eanes, para esta   incómoda viagem de ida e volta ao Algarve. O segundo velho amigo do mesmo lado da barricada, um biólogo de renome internacional, que também é difícil de convencer ( eu bem sei...) e que veio abrilhantar a sessão com uma grande aula sobre biodiversidade -  valeu a pena!!





A Europa e a guerra

A guerra suja levada a cabo por um fanático da extrema direita,  que tudo esmaga à sua volta, continua a ser o maior crime perpetrado  neste continente depois da 2^Grande Guerra. Claro que americanos e russo igualaram-se em guerra e crimes  pelo mundo fora, só a diferença - que já tem sido assinalada e que não desculpa tudo, mas  não deixa de ser verdade - é que este imperialismo americano deixa-nos viver as nossas vidas, deixa que existam oposições e liberdade de expressão, deixa que o Estado de Direito e o Estado Social  ganhem a pouco e pouco maior expressão entre os países que têm a sorte de os adoptar.  E não é só no "ocidente " pois  países da Ásia e da Oceanía,   que estão no "oriente",  também são democracias mais ou menos estáveis.

O que está a evidenciar-se com esta guerra da Ucrânia é a fragilidade da Europa, que sem o apoio dos EUA não conseguiria defender os ucranianos como eles merecem. 

Falarei da Europa noutra altura, merece uma reflexão...

Agora o que começa a ser preocupante é que os EUA estão mesmo a querer manter esta guerra, e podiam tentar chamar a China à cooperação - mas como há uma rivalidade de poder económico e  político mundial entre os dois países, Biden não está a aceitar que a China lidere a tentativa de paz. Os chineses são manhosos,  a gente sabe, mas se a guerra se prolonga demasiado  eles também acabam por sofrer - e  não é pouco.

Se a China oferece a tentativa de se  entrar em negociações devia aproveitar-se essa oferta, se a UE tivesse força para exigir isso aos EUA. Veremos o que a visita do presidente chinês à Rússia vai trazer e ele se dá o passo a seguir  de também ir a Kiev.




Sem comentários:

Enviar um comentário