sábado, 12 de agosto de 2023

 O mundo a rebentar pelas costuras

Há muitos anos, pelo menos duas décadas,  que investigadores e cientistas vinham avisando que o planeta estava em caminho acelerado para profundas alterações climáticas, que provocariam fenómenos extremos.

Hoje o mundo está a arder ou a matar por afogamento  em  vários pontos, espalhados pelas diversas latitudes, desde o oriente ao ocidente. do norte das Américas ou da Noruega até à China, aos EUA, à  África, a  eterna África sofredora.

E no entanto, apesar das tentativas de recuperar a Natureza,  de travar as desgraças da Amazónia, ( as palavras sinceras do Guterres ou do Papa Francisco caiem em saco roto, ninguém lhes dá sequência)  -tudo não passa de arranjos de ocasião para fazer de conta - ninguém, nenhum país entre os mais responsáveis pelos danos causados, está disposto a cooperar a sério para travar a calamidade que se abate sobre o planeta. Só quando o tecto cair em cima do Xi ji Ping, do Putin, do Biden, do Modi ou do cretino do Trump é que vão ter de se entender- pode é já  ser tarde.

Eu não costumo ser catastrofista, mas acredito que estamos a caminho dum colapso civilizacional dentro de algumas  décadas, porque se está a ultrapassar o ponto do não  retorno. Por mim é possível que  ainda viva uns anos nesta situação de degradação, mas os meus netos vão viver num mundo de ansiedade e combate permanente pela sobrevivência: os biliões de habitantes não param de aumentar e vão continuar a crescer - os seres vivos. animais e plantas,  quando sentem que estão perto do fim reproduzem-se com maior intensidade, todos sabemos que é assim.

Está ser difícil suportar aqui em casa os 39ºC que o termómetro marca, aqui ao lado em S.Brás já deve passar dos 40ºC. E não é uma onda de calor de uns dias, já se arrasta desde Junho, com maior ou menor intensidade, mas cada vez mais quente - agora os 40 e muitos e até 50 que se registam em pontos diferentes do mundo, esses devem ser mortíferos porque não eram espectáveis naquelas latitudes.

Continua a haver negacionistas, ainda há dias li transcrições de grupos que  acreditam, ou dizem acreditar, que isto é cíclico, não passa de uma série de casos  mas não representa perigosidade de maior, vai voltar tudo ao normal. São influencers, a nova modalidade de pantomineiros que ao longo da História sempre apareceram nas alturas criticas...












Sem comentários:

Enviar um comentário