Os tempos andam às avessas
Encontrei num dos meus blocos de notas estes versos que, penso, serão do António Aleixo:
Triste sina de quem vê/ o mundo andar às avessas/sem saber porquê
É que também agora acontece que as coisas andam às avessas, pois um pouco por todo o mundo surgem situações de regressão civilizacional. Dizem alguns que a História não se repete, mas com causas semelhantes ou não, surgem casos que já vimos acontecer, anos atrás .
Aflige-me assistir a que tanta gente, neste mundo, e mais incrivelmente neste Ocidente onde se foi capaz de construir uma democracia que dá valor aos direitos mais elementares que o ser humano pode reivindicar: a liberdade individual com responsabilidade, a exaltação do individual mas integrada no Estado Social, a liberdade de expressão e de reunião, o respeito pelos direitos de quem pensa diferente...
Desde a Rússia onde Putin continua a manter uma guerra de invasão dum país independente e com a lata de pedir ajuda de outro exército dum regime absolutamente anacrónico, ao fascista Netanyahu a fazer terra queimada na Palestina, matando dezenas de milhar de civis inocentes, em Gaza e o Líbano, ao fantoche do Orban que mantem a Hungria em estado de silencio absoluto da oposição e que é declaradamente um "cavalo de Troia" de Putin para minar a UE - e paro aqui só para pasmar com os EUA onde todos nós, creio, pensávamos que a democracia estava sólida e bem estruturada, e volta ao Poder o outro fantoche do Trump que arrasta milhões de cidadãos atrás da sua figura ridícula, do seu discurso vazio e hipócrita, com uma democracia "musculada" que talvez venha para ficar...
Quer dizer, anos passados sobre as ditaduras fascistas e nazis, quando desabaram a cruz suástica de Hitler, os esgares loucos de Mussolini, e se dissolveu a URSS - voltamos a ter o apogeu das autocracias. incapazes de verem para onde se vai encaminhando o planeta com o desvario do consumismo e da perda da biodiversidade da qual depende a nossa própria a vida .
E pessoas inteligentes, intelectualmente válidas, estão a aceitar por todo o lado - e eu vejo em quem conheço há anos... - estas tiradas populistas e demagógicas que prometem salvar o mundo quando apenas cobrem os seus negócios e os estilos de vida megalómanos em que vivem.
É nitidamente o mundo a andar às avessas
Sem comentários:
Enviar um comentário