Vamos ter novo Presidente?
Ontem foi um dia de nervos, a ver quem passava à 2ª volta da eleição presidencial. Por artes de magia - ou por milagre!!- passou com alguma vantagem o Seguro e depois o Ventura. È uma des-ventura ter um candidato da direita radical, reaccionária e ditatorial, tão bem posicionado, mas ainda assim podemos dizer que estamos com sorte, há países onde a subida dessa direita protofascista foi galopante e está em Governos de velhos países democráticos.
Foi espectacular a queda do Marques Mendes, em 5º lugar, a mandar recados directo para o Montenegro. E tivemos ainda sorte em não ter conseguido ser eleito o Cotrim, da ala libertista, embora se diga liberal - mas liberais somos todos nós, o que não somos é partidários do liberalismo, por isso eles são libertistas.
Está mesmo a ver- se que muita gente da esquerda votou no Tõ Zé Seguro, tão baixa foi a votação nos partidos da esquerda, por isso desses sectores não virão muitos mais votos na 2ª volta - espera-se que o PSD se afaste das suspeitas que pesam de haver simpatizantes dos "chegas".
E os patrões do PSD de hoje, se tiverem um mínimo de vergonha, devem deixar de relembrar os fundadores, Sá Carneiro e os outros, Magalhães Mota e Sá Borges, que nada tinham de liberalismo, eram social democratas - a ponto de terem querido inscrever o PPD na Internacional Socialista, onde Mário Soares travou essa adesão. De Balsemão, que repouse em paz, não diria que era assim tão centro esquerda... Mas eu ainda convivi com Magalhães Mota, e as suas convicções eram firmemente social democratas.
Vamos a ver como se comportam estes PSD na 2ª volta... Alguns militantes da "velha guarda" já se pronunciaram a favor do Tó Zé, falta o grosso dos demais votantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário