segunda-feira, 18 de junho de 2018

As Áreas Protegidas juntas às florestas
- uma tentação da direita que a esquerda apoia-

Esta junção do ICNF n0 Ministério da Agricultura é o resultado de uma velha tentação da direita mais conservadora e mesmo reaccionária, e já foi tentada noutras ocasiões. No Governo de Durão Barroso ( PSD /CDS), o XVº Governo Constitucional, 2002 - 2004 ( quando o Durão bateu a asa  "a bem do Pais" e foi para Bruxellas) foi tomada essa resolução de juntar as Áreas Protegidas nas florestas, mas contou à partida com a oposição firme do então  Ministro do Ambiente , Engº Amilcar Theyas.
O Ministro disse numa entrevista que a eventual retirada das áreas protegidas do seu ministério para o da Agricultura será uma cedência a interesses particulares.  E disse ainda "A  conservação da natureza não pode ser vista  numa óptica colegial e de criação do produto agrícola e silvícola. É um conceito abrangente que respeita outros valores que não o lucro comercial e vai muito além da gestão da floresta."
Personalidades activas do PSD falaram contra essa medida, como o Engº Carlos Pimenta que salientou  que " a hipótese de transferência  das áreas protegidas para a tutela das Florestas é um pesadelo, um sonho mau e uma vergonha a nível europeu". O EngºMacário Correia   afirmou que era "um golpe palaciano" E terá admitido, entre outras afirmações, que "há interesses empresariais no domínio das florestas que fizeram eco no Ministério da Agricultura...." a Rede  Natura, a REN, a RAN e as próprias áreas protegidas sempre foram consideradas  por esses sectores como obstáculos às suas políticas florestais".
Por acaso quem era Secretário de Estado das Florestas nessa altura era o Engº João Soares, que saiu da Portucel para ocupar o cargo...

Ora  quando no anterior Governo Assunção Cristas e o CDS criaram o ICNF dando, talvez em "regime de transição" esta dupla tutela às áreas protegidas, mais não fizeram que retomar um "sonho mau" e retirar poder ao Ministério do Ambiente, que continua a ser considerado por esses sectores um obstáculo aos interesses empresariais em confronto.  Só que desta vez ninguém do PSD levantou um dedo para se opor, sendo Ministro do Ambiente desse Governo uma notável e muito badalada  personalidade, Moreira da Silva...
Mas a cereja em cima do bolo e que revela que dentro do PS há quem se posicione da mesma forma, é que o actual Governo apoiado nas esquerdas, incluindo o Partido Ecologista, não alterou uma linha e tem a desfaçatez de ter no Ministério do Ambiente uma Secretaria de Estado do Ordenamento e da ... Conservação da Natureza.
Desta vez ninguém protestou, nem as ONGs que da vez anterior sempre se manifestaram. É mesmo uma vergonha !!




Sem comentários:

Enviar um comentário