O Monstro
Os EUA vão aguentar durante muito tempo ainda o - ia dizer animal - Monstro chamado Trump? Os animais não fazem monstruosidades, actuam pelos seus instintos, mas os homens esses podem ser monstros e actuarem reflectidamente para cometerem monstruosidades. A actuação de Trump e da camarilha de pequenos monstros que, por convicção ou simples sobrevivência, o acompanham são um sinal deste tempo de insensatez que o Mundo atravessa.
73 anos depois da 2ª Guerra Mundial, quando julgávamos ter destruído os monstros nazis e a sua ideologia que iam despedaçando o Mundo, vemos surgirem novos inícios de ideologias tremendas, nos próprios países e povos que haviam sido vítimas da barbárie fascista e xenófoba ; é afinal como os cancros que, mesmo depois de pensarmos que foram extraídos, deixam metástases e voltam a rebentar. Na Europa. o continente da liberdade, das ideias de progresso social, que mais sofreu com as políticas da pior extrema direita, começam a despontar focos desse cancro na Hungria, na Polónia, na Áustria ( !!), em vários países do Leste europeu e agora - pasme-se !! - na Itália.
Com a actuação de Trump o sismo das convicções democráticas abala o Mundo inteiro. E faz-nos de novo repetir a velha máxima : a democracia é difícil de conquistar, é difícil de manter - mas é o melhor de todos os maus sistemas políticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário