quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

A espuma dos dias
1 -Trump e a ruína da democracia
Donal Trump foi ilibado das acusações e o processo de destituição acabou em nada. É uma vergonha, e é sobretudo pelo que esta farsa traduz da saúde da democracia nos EUA que, desde o  século XIX  tem sido um garante da democracia no Mundo, pesem embora algumas manchas negras que foram  surgindo aqui ou ali. O que choca é o comportamento do Partido Republicano que tinha aqui uma ocasião de recuperar a dignidade perdida por este Presidente; é um Partido que tem sido, tal como o Democrata, uma das bases da legalidade democrática e deu ao longo da História dos EUA algumas personalidades relevantes. Agora ter-se sujeitado a apoiar este autêntico vendedor de banha de cobra, figura ridícula, mentiroso, mafioso pois que impediu que fossem ouvidas testemunhas importantes porque o iriam prejudicar - que justiça e que julgamento são estes em que são impedidas de depor algumas testemunhas fundamentais ?E ficam todos orgulhosos com isto!

2 - O Ministério do Ambiente que temos 
Aumenta a quantidade de lixos tóxicos que são exportados para Portugal para aqui serem tratados e/ou enterrados. É uma vergonha,   isto acontece porque o custo da tonelada de lixo em Portugal fica abaixo de metade do preço noutros países. Quer dizer, somos o caixote de lixo da Europa ! Incrível,  inadmissível!!  Grande honra para este Ministério do Ambiente!
A reciclagem de plásticos em Portugal  anda pelo 12 % do plástico recolhido. Andamos com campanhas para separar os lixos, leva tempo a mentalizar a população para esse hábito civilizado e depois acaba-se por saber que a reciclagem fica-se pelos 12 %. Mais uma medalha para o Ministério do Ambiente!
Outra vergonha é o aeroporto do Montijo. Cada vez soam mais alarmes para o erro que será a construção daquele desgraça ambiental e oxalá não venha a ser também a  desgraça para a segurança de muitos voos e dos passageiros.



Sem comentários:

Enviar um comentário