terça-feira, 11 de agosto de 2020

Assim vão o mundo e o país
Líbano e Beirute -  O Líbano é um pais pequeno mas magnífico e tem um lugar aparte naquele Próximo Oriente. Tem bons solos agrícolas que fazem a inveja dos vizinhos, tem florestas naturais de grande exuberância, de folhosas mediterrânicas e as famosas florestas de cedro, tem rios caudalosos - um contraste com a maior parte daquela enorme região semi-desértica.
A guerra civil deixou marcas terríveis mas parece ter convencido as facções religiosas que o melhor era entenderem-se, e o país entrou em paz e a progredir lentamente; dividiram o Poder pelos líderes das tres religiões - cristãos, xiitas e sunitas e ainda uma pequena população de druzos.  O mal, como me contou um rapaz formado em economia e empregado  numa piscina, é que passaram todos a roubar, a corrupção tem vindo a deixar o país de rastos. A instabilidade que se sentia, apesar da relativa paz  geral -  no mês do Ramadão as bandeiras festivas islâmicas misturavam-se nas ruas com imagens de Nª Srª ou com crucifixos - é devida a que a Arábia Saudita e o Irão continuam no Líbano o seu enfrentamento.
Agora as noticias falam dos comités revolucionários que estão a marcar  a luta contra as autoridades corruptas - mas uma coisa é certa, se nesses comités não estiverem representadas pelo menos as tres religiões principais, a paz não volta ao Líbano.

Rui Pinto - a informática tratada por tu
Finalmente libertaram Rui Pinto, depois de ele ter acabado por ajudar a PJ a descodificar toda a enorme lista de acessos de internet a ficheiros que revelam a pouca vergonha e as falcatruas que vão por esse país fora. Apesar de diversas teorias sobre a sua libertação e o seu "esconderijo" eu, talvez ingenuamente, acredito que o queiram proteger de potenciais ataques que lhe possam ser movidos.  Estas  máfias não brincam, mas agora só por vingança   lhe podem querer fazer mal. pois o que havia a descobrir já  foi descoberto. Até num jornal já dizem que merece uma estátua no Terreiro do Paço... mas que a PJ o aproveite, lhe dê um lugar nas suas equipas de informática, isso sim, será o mais acertado. Será  erro calamitoso desaproveitar  quem trata a internet por tu... Porém,  há crimes de que é acusado, mesmo que a Justiça seja leve atendendo aos serviços que já prestou, compreende- se - mas impune sem mais nem menos é que não.

Áreas Protegidas  e o fogo no Gerês
Nunca as Áreas Protegidas, Parque Nacional, Parques Naturais e  Reservas Naturais, estiveram tão abandonadas e o seu património tão desprotegido como agora. Nunca um Ministério do Ambiente foi tão inapto e relapso como este.
O actual fogo no Gerês é mais uma prova de falta de defesa das APs,  desde que desapareceram os guardas florestais que habitavam nas suas casas  nas serra - não é integrados na GNR que ao longe e de vez em quando,  olham para as matas e, num caso destes, tão melindroso, para verdadeiras florestas, relíquias que nos sobram daquilo que foi a nossa cobertura arbórea.
A falta de vigilância estende-se a todas as APs, a Ria Formosa, constituída Reserva  Natural em 1978 e alargada para Parque Natural em 1987, apesar do empenho do pessoal que lá trabalha, nota-se que é pouco e que por isso dunas, sapais, prados marinhos. estão sob pressão por vezes descontrolada e com o seu riquíssimo património natural em perigo permanente.
Fogo no Gerês, na Serra da Estrela, estou mesmo à espera de o ver rebentar na Serra da Arrábida !















Sem comentários:

Enviar um comentário