sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 Ao correr da pena

Perda de credibilidade da esquerda democrática

Cada vez há mais gente que sempre foi da esquerda democrática a ficar farta deste clima de constante suspeição, de compadrio, de escolhas clientelares para lugares de chefia,  contra este fechamento do PS e do seu Governo sobre si mesmos, em clara fase de desagregação da sua  credibilidade e em crescendo de hipocrisia.

O que ainda refreia muitas fugas é que, quando se olha para a direita. a crise ainda  é maior e pior - a confusão de potenciais líderes atacando-se uns aos outros, o "susto" que provoca a linguagem de ódio e as propostas vergonhosas da extrema direita, as declarações dúbias de Rui Rio e de outros  pesos mais ou menos pesados quanto a eventuais ligações com o (des)Ventura.- tudo isso refreia os actos de rebeldia de gente da esquerda democrática para outras paragens...

O Governo, que colecciona  o maior numero de sempre de Ministros incompetentes, que não se cansam de dar tiros nos pés e de tomarem posições de que depois tem que recuar, continua em regime de propaganda, agora com os milhões e milhões que vem da Europa - para nossa vergonha oxalá que alguém da UE fiscalize a sério o uso desses milhões !

António Costa já revelou que tem capacidade para tudo, mesmo para ignorar as boas políticas e arranjar depois uma explicação para o povão ouvir e  acreditar. A hipocrisia domina  hoje em dia e o que mais me preocupa é o que isso vai trazer de descrédito a uma esquerda democrática, que se tornou clientelista até à náusea.

Encaixa nessa hipocrisia a posição, que eu não  esquecerei, do PM face ao que devia ter sido o luto com o falecimento de Otelo Saraiva de Carvalho, em que esteve ao mesmo nível do Marcelo ( mas deste já não se esperava outra coisa) -  valeu a frontalidade, mais uma vez, de General Ramalho Eanes,  que infelizmente é caso quase único em termos de postura digna face ao valores da Liberdade e da Democracia. Como não esquecerei, porque acreditei nas virtudes  democráticas que o 25 de Abril anunciava, o esquecimento  voluntário a que foram votados, antes de Otelo, o Melo Antunes e o Salgueiro Maia, porque nunca agradaram ao PCP, não agradaram à extrema esquerda e fizeram ciúmes e concorrência em termos de postura digna à esquerda e à direita democráticas .

O Museu do Traje de Sâo Brás de Alportel

Há risco de ficar comprometido o futuro deste magnífico Museu,  um notável depositário de património algarvio, obra sobretudo do seu Director Emanuel Sancho, uma das personalidade da Cultura que mais me merece consideração. Trabalho discreto mas eficaz, metodicamente, ao longo dos anos, ele deu alma a esta instituição cultural que não só São Brás mas todo o Algarve se deveria orgulhar. O trabalho e o impulso que ele também tem dado ao Movimento da Nova Museologia  fazem de Emanuel Sancho um cidadão que merece todo o auxílio para que o seu trabalho prossiga. Haja as razões que houver para se pôr em risco a instituição, não pode faltar a convergência de esforços para a salvar   de todos quantos querem preservar o património cultural do Algarve.


A justiça portuguesa


A justiça continua a ser um  dos pontos fracos da nossa democracia e é assim desde o 25 de Abril, quando os juízes do antigo regime ou foram reformados ou "integrados" no novo regime. Ora como é que juízes que actuavam dentro da visão do velho Estado Novo podem de um dia para o outro passar a pensar e a julgar segundo a mentalidade democrática com tudo o que isso implica de psicológico e de aceitação de ideias novas?  Pouco depois, veio aquela vergonha do julgamento do assassinato de Humberto Delgado e qualquer democrata se indignaria com aquele espectáculo em que todos atiravam as culpas para o superior  que lhe dava ordens - no fim só ficaria um culpado, o Salazar...  Depois deixaram fugir os pides da cadeia, foi um fartar vilanagem para lhes dar emprego - alguém, algum "historiador" alguma vez  se atreveu a investigar o percurso dos pides depois da fuga, que se "integraram" na sociedade...

Depois não faltam casos de aproveitamento clientelar dos lugares mais  importantes da Justiça, e o PS porque esta há mais tempo seguido no Poder não tem deixado escapar as oportunidades...






Sem comentários:

Enviar um comentário