Acreditar na Ciência
É imperativo acreditar na Ciência, pois nunca o ser humano dispôs de tantos conhecimentos sobre todos os problemas da Vida e do Universo - ainda será pouco, mas é já um domínio considerável do Saber. Mas a Ciência sempre foi arregimentada, e isso foi claro a quando da luta contra a energia nuclear. Os que se batiam contra, apontando os riscos e as falhas, eram apontados como incompetentes, extremistas ou utópicos, até que alguns cientistas começaram a posicionar-se do "nosso" lado - e eu recordo a manifestação em Ferrel contra a central nuclear, onde teve forte apoio de investigadores com evidente realce para o Prof. Delgado Domingos. E ficou patente que a Ciência difundida pelo status quo mundial não é isenta, serve quem lhe paga.
Nesta pandemia aqui pela nossa terrinha tem sido gritante a oposição radical de especialistas de todas as especialidades, Já há dias transcrevi a posição de dois especialistas da mesma área, a pediatria, saído no Publico, Agora só para reforçar a ideia, eis a opinião de dois outros especialistas, dadas à luz no Expresso.
À pergunta ; As crianças saudáveis entre os 12 e os 15 anos devem ser vacinadas, uma médica pediatra e professora catedrática, diz taxativamente : "Sim, a vacinação em tempo útil, a bem da criança, da família e da comunidade, deve ser um imperativo". Já outro pediatra e intensivista, afirma " Não, recomenda a prudência que não se avance para uma vacinação em massa de crianças e adolescentes".
E então, quem é que serve bem a Ciência e a serve menos bem ?
Ora a Ciência por trás das soluções para a pandemia é a mesma - como é que conduz a posições diametralmente opostas ? Eu acredito na Ciência, ao contrário de milhões de pessoas; já assisti uma vez pela televisão a umas cenas incríveis nos EUA, com um pavilhão enorme a abarrotar de gente, onde um parvalhão brandia uma Bíblia e perguntava - quem sabe mais, a Ciência ou a Bíblia ? E a multidão respondia - a Bíblia!!
A propósito da pandemia ouvimos aqui também bradar que temos de acreditar na Ciência, até o hipocondríaco Marcelo Rebelo de Sousa que fala demais, diz que é preciso ouvir a opinião dos especialistas -. mas depois ouve aqueles que lhe convém e pressiona o Governo e a DGS para que decidam no sentido que os seus especialistas defendem... Tal está a moenga, hem?
A tragédia do clima e da Vida na Terra
Há milénios que isto não acontecia : choveu no ponto mais alto da Gronelândia, a 3216 m de altitude, e tal como há dias na Antártida também aqui se registaram temperaturas de 18 ºC. " O que está a acontecer não +e simplesmente uma ou duas décadas quentes num padrão climático errante. Isto não tem precedentes. Estamos a passar limiares que não eram observáveis há milhares de anos...". afirmou um cientista. Como por brincadeira escrevi há algum tempo, o céu vai mesmo cair sobre as nossas cabeças.
Escreveu-me o Prof. Jorge Paiva que há mais de trinta anos que existe quem fala sobre estes problemas, que alerta para os perigos da super-industrialização com o seu aquecimento da atmosfera contra a exaustão de recursos naturais, contra a perda de Biodiversidade, etc - nunca ninguém quis ouvir.
E os Governos, como o nosso, continuam a propalar frases feitas, ideias de milhões e milhões a atirar para resolver os problemas -. mas continua na prática a fazer-se o que sempre se fez, mesmo sabendo do agravamento da situação. Já cansa voltar a falar do mesmo
Sem comentários:
Enviar um comentário