quarta-feira, 23 de março de 2022

 Estes tempos...

Continuam a surgir de alguns comentadores que se dizem insuspeitos e quererem apenas discutir todos os lados da guerra, paliativos e atenuantes para não acusar o tenebroso czar do século XXI como o único responsável pelos crimes hediondos que o exército russo continua a perpetrar na Ucrânia.

Todos sabemos que os EUA  tem cometido atrocidades em todo o mundo mas isso não serve de desculpa para agora não acusar drasticamente o que está a ser feito por Putin. A Ucrânia nunca invadiria ou atacaria, de longe fosse, a Rússia; se existem neonazis na Ucrânia ( incluindo pelo menos um  português- outra história vergonhosa da nossa (i)Justiça), também os há na Rússia e apoiam o líder, De resto, haverá alguma diferença entre a ofensiva nazi alemã na 2ª G. Guerra e os crimes agora a serem cometidos, com  cidades arrasadas ( como não se rendem, arrasam-se!!), bombardeamento de longe -porque de perto, sempre que tentam combater de exército para exército os russos são repelidos; Mariopol completamente  destruída, não fica uma  casa em pé -que diferença para Guernica?

Volto a dizer. somos uns privilegiados por vivermos numa democracia a que dão nome de liberal ou burguesa, mas é simplesmente democracia; os outros regimes são arremedos, que  nascem, realmente quase sempre das democracias e cujos títeres, mal alcançam o poder, tratam de mudar as leis e regredir em todas as liberdades cívicas e culturais. Não vale a pena repetir sempre o mesmo.

Curioso é o panorama da comunicação social por cá ( e lá fora deve ser o mesmo); durante meses surgiram dúzias de especialistas sobre a pandemia e a saúde publica, uns a dizerem uma coisa e outros igualmente ilustres a dizerem o contrário; depois surgiu o caso do Rendeiro e saltaram novos especialistas em criminologia ; depois vieram as eleições e os outros assuntos saíram da ordem do dia; surgiram então novos especialistas encartados a falarem de política interna; quando a coisa estava a perder interesse, eis que rebenta a guerra na Ucrânia e de novo grandes especialistas ( ninguém maginava que houvesse tantos) debatem todos os dias  os maiores segredos de estratégia e das tácticas militares. Claro que precisamos de especialistas, mas parece demais esta enxurrada sobre tantos assuntos, somos um país privilegiado. 

E entretanto continuam os comentadores encartados e regulares que, esses então, sabem de tudo e dão as suas opiniões sobre tudo - que valem tanto como a minha que não sou especialista - só que não sou pago para escrever aquelas crónicas- porque não tem interesse a minha opinião pessoal. Como é que estes rapazes e raparigas sabem tanto de tanta coisa ?!!






Sem comentários:

Enviar um comentário