quinta-feira, 21 de abril de 2022

Espuma dos dias 

A guerra da vergonha

Todas as guerra são feias e condenáveis; desde que o homem se tornou sedentário  nunca mais deixou de guerrear por mais território, mais poder, mais riqueza.

Esta guerra imposta pela Rússia neo-czarista à Ucrânia, além de  revelar os piores instintos do ser humano e o total desrespeito pelo direito internacional, tem revelado outras vergonhas.

1ª vergonha  - a posição do PCP. O PCP vai ter o fim que tiveram os dinossauros, vão-se extinguindo, não no tempo geológico, mas no tempo das gerações contemporâneas. Ainda hoje há animais contemporâneos dos dinossauros... como há estalinistas, nazis,  trotskistas,  zoroastrianos ( de 500 anos aC!!), enfim, a infinidade de mentalidades que o espírito humano é capaz de  gerar.  Os argumentos dos políticos e intelectuais arregimentados ao "Partido" são confrangedores; são incapazes de condenar os russos a não ser leves referências à  invasão, mas nem uma única palavra face aos crimes hediondos que os russos estão a perpetrar - porque uma coisa é a guerra e os sofrimentos que ela encerra; outra coisa são os crimes que os russos cometem, o mais bárbaro que se poderia imaginar em pleno século XXI. Sabermos que há desinformação de ambos os lados, mas as imagens, essas.  não mentem e os depoimentos dos que escaparam aos morticínios urbanos não deixam margem para dúvidas. Incapazes de enfrentar o exército ucraniano, porque tem perdas que nunca admitiram poder sofrer, os russos covardemente atacam de longe, com artilharia pesada e misseis de longo alcance: as suas perdas são tão grandes que nem sequer já escondem que têm de recuar. Mas matar civis a tiro directo, deixar as cidades armadilhadas por minas anti-pessoal e anti-carro - o que é que isto tem a ver com uma guerra limpa?

Já alguém viu o PCP e os seus dirigentes  acusarem os russos de crimes? A única argumentação dos nossos camaradas  é de que Zelensky é um fascista ou nazi e comanda  tropas nazis, pode ter sido isso mas o que faz agora é defender o direito do seu povo se autogovernar- então e o Putin, o que é ? um democrata leninista? Comunismo é aquilo que ele dirige na Rússia ?

A grande revolta, de há uns anos, dos ucranianos, durante imenso tempo,  que o PCP acusa de ter sido promovida pelos fascistas foi a mobilização de milhões de ucranianos em Kiev e todas as grandes cidades, contra o regime pro-russo que acabou por cair, e é isso que os nossos comunistas não perdoam a Zelensky e aos "fascistas" - porque os que não são comunistas   são fascistas...- porque é que têm tanta coisa em comum?

Já quando foi da invasão da Checoslováquia  se deu uma grande saída de camaradas do PCP, só ficaram os mais estalinistas  e certamente iremos agora assistir a mais debandadas, mesmo que escondidas, de muita gente que, tendo um mínimo de sentido de moral e de humanidade, não vai aceitar estes comunistas de fim de linha. Podem acusar-me de anti comunismo primário, o que não é verdade; sempre encontrei no marxismo ( já não o mesmo no leninismo, que deturpou  ideias para se adaptar à sociedade medieval que era a Rússia no início do século XX) muitos pensamentos de importância capital para compreender o  mundo e a sociedade, e apoiei a gerigonça porque obrigou o PS a fazer uma política mais social do que seria feita sem esse empurrão da extrema-esquerda.  Mas o lado negro e fundo dos leninistas e estalinistas que se acantonaram no PP português vem ao de cima nestas alturas, como veio durante o Verão quente de 75 em Portugal.

Agora a piada : ss católicos vão de romaria a Fátima, os islâmicos vão a Meca - onde é que os comunistas portugueses tinham marcado viagens este ano para comemorarem o centenário do PCP? Onde? Pois com dezenas de possíveis viagens a preços baratos aos vários locais da saudade leninista em Moscovo - só que o camarada Putin cortou-lhes esse grande e derradeiro prazer.

 Mas o mau da fita é o Zelensky  que, se não tem sido invadido e humilhado pelos "heróicos" , esfomeados e incompetentes russos, teria certamente atacado a Rússia com o apoio da NATO e dos  EUA-. e da UEuropeia, claro! Há cada patranha que continua a manter-se neste século XXI!!´

A 2º vergonha  - é a de um povo europeu, em pleno século XXI, depois de ter sofrido no século XX os horrores dos crimes nazis que se julgavam para sempre sepultados no mais fundo da herança humana, o povo de russos arregimentados em volta de Putin através de uma censura férrea na comunicação social e de uma polícia política comandada por um antigo dirigente do KGB ( ou será calúnia?...) venham recriar o mesmo comportamento - é uma vergonha civilizacional. 

A Ucrânia tem direito a ser um país livre e independente, tem o direito de escolher que política quer seguir, se a Rússia faz exercícios militares ofensivos do outro lado da fronteira, porque será que o   país ucraniano não pode fazer também os seus próprios exercícios e manobras? Não pode porquê?

Tanto apoio que os comunistas deram sempre aos países que se batiam pela independência, e afinal agora aceitam que a pátria do antigo Sol Nascente do Socialismo, mesmo que tendo virado um coio de capitalismo selvagem oligárquico e usurpador, actue desalmadamente contra um Pais independente vizinho a só porque quer ser independente.

Essa teoria  de que a Rússia precisa de garantir a sua vizinhança segura, o seu espaço vital, vem de onde ?  Quem é que invocou a necessidade de um espaço vital, assim com esta designação sem tirar nem pôr ... foram  Hitler e os seus nazis. Ah, mas os EUA também querem garantir o seu espaço vital e  têm guerreado contra outros povos para assegurarem os seus benefícios ! Por isso os democrata se bateram sempre e protestaram contra as guerras do Vietnam ( começadas pela Rússia que saiu de lá com o rabo encolhido  entre as pernas), contra as guerras do Golfo e o Iraque,  contra as patifarias do Pinochet e a morte de Allende, etc. etc

CABO VERDE 

Desde o passado dia 7 deste mês que estive fora do País, tive a oportunidade de voltar a Cabo Verde por razões profissionais. Tive convite para visitar o Sal, onde estão a correr projectos ligados com a conservação da Biodiversidade conduzidos por uma ONG internacional. Foi assunto que muito me prendeu, tratando-se de pensar em medidas para consolidação de dunas e zonas salgadas. A pressão urbanística  para turismo não pára de aumentar, as autoridade regionais e nacionais pouco fazem e resta aos intrépidos voluntários, todos altamente qualificados cientificamente, captarem o interesse e os fundos dos empreendedores turísticos que acabam por perceber quem se tiverem um ambiente litoral desta importância bem conservado e com a etiqueta de cada empreendimento, é a melhor promoção que podem fazer das suas as actividades e o reconhecimento internacional. Bem pensado!!

A Costa Fragata é uma extensa área dunar e de praia, com zonas em que a vegetação natural tem progredido mas, logo que existe pisoteio, passagem das motorizadas de 4 rodas ou extracção (ilegal) de areias, lá se via tudo.  E há espécies autóctones que são fundamentais para este trabalho : a tamargueira  ou tarafe, ( Tamarix senegalensis) , o Anthrocneumum macrostachyum, a figueira (Ficos sycomorus), herbáceas gordas como  o Zygophilum sp, e o Sesuvium portulacastrum -   todas elas garantem  a regeneração natural, bom crescimento e a cobertura progressiva das dunas.,

É uma zona privilegiada para a chegada das tartarugas marinhas, que, aos milhares vem fazer as suas posturas anuais nos seus ninhos.  Daí que nessa altura se mobilizem dezenas de voluntários para transportar os ninhos para uma grande área vedada especialmente  concebida para esse efeito, até as tartarugas eclodirem.

Constitui também um importante momento de turismo da Natureza pois muitos turistas se inscrevem para assistir à chegada das tartarugas

Um invasor de Cabo Verde foi a acácia americana (Prosopis juliflora) que no entanto teve a vantagem de dotar as lhas rapidamente de lenha para as necessidades da população e tem vindo a cobrir vastas extensões em todas as ilhas. do mal o menos  agora é preciso ir substituindo essa invasora pelas espécies naturais embora deixando sempre povoamento controlados  da acácia para abastecimento das populações.

Outra zona prioritária é a da Ponta Sinó, a seguir à Costa Fragata, que inclui uma zona húmida salgada temporária, devida à entrada de água do mar aquando das granes marés, 

É  uma vasta área que inclui a praia limítrofe e que está rodeada por grandes empreendimentos turísticos. A única maneira de salvar aquela zona e melhorá-la  é obter o apoio dos grupos turísticos em investirem  para que aquela zona, que já está classificada como Reserva Natural,  se transforme num parque periurbano litoral  com todas as garantias de preservação do meio natural e até melhorar as condições de admissão de água do mar. Nesse caso aumenta imenso o interesse da área para a avifauna, que já hoje frequenta com regular permanência e poderão até algumas espécies vir a nidificar.

Vale a pena pensar então num plano de acção para contribuir para a Ponta do  Sinó.


Excelente foi a permanência de alguns dias na pequena ilha de Maio, onde a "praga" é a de uns 3500 ha de acácia americana, Prosopis, que cobre antigos campos de pastos onde havia gado e se instala facilmente mesmo nas zonas mais sensíveis como as areais e dunas do litoral.  Com uns 6700 habitantes, sem, turismo de empreendimentos ( por enquanto ) ´é uma terra pacata onde se  vive com comodidade e com um  ritmo calmo, sem stress. Existe uma ONG, a Fundação  Maio Biodiversidade, muito bem comandada pela Rocio Moreno e uma equipa empenhada. Existe o Parque Natural  de Norte que protege  vastas zonas de praias e dunas,  uma boa parte delas bem conservadas em termos de vegetação e sem grandes ameaças actuais; fica junto a aldeia de Cascabulho, bem organizada urbanisticamente e  pretende- se fazer um Centro de Acolhimento de interpretação mas que seja sobretudo  uma instituição  para ser usada pela população e sirva de exemplo para  outras comunidades, vamos  ver o que  se  pode lá fazer, -até porque o arqº da Câmara Municipal do Porto Inglês, a capital  está empenhado em fazer progredir o projecto.  Falaremos disso mais tarde.

Foram  uns dias magníficos para mim,  aprendi  e meditei para poder também ter novas ideias .

Ponto Final agora









 



 




Sem comentários:

Enviar um comentário