domingo, 25 de junho de 2023

 A grande farsa

A grande farsa do golpe de Progojin contra Putin acabou como todas as farsas. Era previsível, até para um leigo como eu, que aquela movimentação militar, qual passeio pelas estradas e "tomada"  de cidades com toda a calma, cheirava demasiado a farsa para ser realmente um golpe da Wagner.

E revela não só a personalidade de Putin, cínica e defeituosa em termos de ética - não é por acaso que ele foi treinado pelo KGB e chegou a um dos postos cimeiros dessa polícia soviética- como também  a sua fraqueza interna.

Era patente, pelas denúncias do chefe da Wagner, que as cúpulas da Defesa russa eram incompetentes mas Putin não estava com força para as modificar - lá dentro vários grupos do Poder digladiam-se na sombra como acontece em todas as ditaduras, ao contrário das democracias em que essas lutas são mais ou menos às claras ( vemos todos os dias nos nossos países ocidentais).

Agora Putin deixa passar um tempinho e vai mudar as autoridades das forças armadas  que estavam sob crítica feroz; e Progojin depois do descanso a que tem direito na Bielorussia, (outro país  "democrático" de que gostam os "pacifistas") lá irá voltar a chefiar a sua Empresa, porque anda muito dinheiro investido, dinheiro  do Governo russo e dos oligarcas que até aqui a têm sustentado.  Até aqui - porque a demora em arrumar com a guerra contra a Ucrânia está a agravar, mês após mês, as bolsas dos coitados dos oligarcas. e eles não aguentarão muito mais ficarem sem os seus iates, as suas estadias nas grandes metrópoles europeias  e americanas - mau negócio...

O que quer dizer  que tudo isto será mau para a Ucrânia, acredito eu- eu que me estou a transformar num especialista.... Escolhidos por um militar batido e conhecedor como  Prigojin, que é o que esta  farsa demonstra, serão chefes militares capazes e aumentarão  a gravidade do ataque aos ucranianos.

Ou então podem criar-se condições, de que duvido, para chegar uma alternativa de paz, e duvido porque a alternativa russa é uma Ucrânia  sem a Crimeia  nem as inventadas republicas populares do leste ucraniano.

Esperemos pelo segundo acto.




 

.

Sem comentários:

Enviar um comentário