sexta-feira, 7 de julho de 2017

O assalto e roubo dos paióis de Tancos

Já se esperava  que os partidos da direita viessem pedir o mais fácil, neste grave acontecimento, e que é a demissão do Ministro da Defesa. Até parece que o estado em que estão as condições de protecção e vigilância dos ditos paióis foram alteradas pelo actual Governo, em relação àquilo que estava no tempo em que a direita governou.
Mas também revelam, tanto à direita como à esquerda, desconhecimento sobre a forma como funcionam as forças armadas, neste caso o Exército. Só isso explica o escândalo que parece ter sido, para quem esperava ouvir  a proposta de lapidação do Ministro,  o Chefe do Estado Maior do Exército vir dizer que a culpa do que aconteceu não era do Ministro, era dos militares, . Claro que era,  e não vale a pena vir com argumentos de falta de  verbas, de cativações, etc
Os paióis e outras instalações militares estão sob a responsabilidade de comandos directamente afectos a elas., que fixam as normas que os regem.
Eu  penso no meu caso  : comandei uma Companhia em Angola e tinha um paiol; era uma Companhia Independente, dependia directamente do Brigadeiro Comandante do Sector. 
Se houvesse alguma coisa com o paiol da minha unidade, fosse assalto, roubo, incêndio, etc, o responsável nunca seria o Brigadeiro, era eu o responsável pela manutenção e segurança daquela instalação. Os paióis de Tancos estão entregues a uma ou mais unidades que os gerem e são responsáveis por eles, portanto escusam de vir com tretas pois os culpados directos são os comandantes dessas unidades.
Mas é de acreditar que o roubo se efectuaria sempre, mesmo que as tais vigilâncias e rondas funcionassem. Um roubo desta magnitude ?-Então pensam que não foi planeado ao milímetro  e que aquele material pesado saiu pelo buraco da rede ? Sabem quanto pesa um caixote com rockets ou com munições ? Saíram de lá às costas? 
Só foi possível efectuar um assalto daqueles com uma forte conivência interna, seja lá de quem for, de alguém que conhece bem por onde entrar, quais os intervalos das rondas (ou até a sua inexistência), e que sabia escolher o material que interessava. 
Eu até nem tenho grande simpatia pelo Ministro, mas neste caso ele tem tanta culpa no assalto como qualquer outro politico, incluindo os políticos do anterior Governo que não repararam na falta de segurança dos paióis de Tancos.
Continua a faltar idoneidade, decoro e bom senso no debate político em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário