Coronel José Rosa Pinto
No dia 5 de Janeiro faleceu o Coronel José Rosa Pinto, cujo funeral de realizou no dia 9, em Faro.
Foi um dos mais distintos botânicos do Algarve, tendo se dedicado inicialmente por hobby mas depois, com o interesse que aquela ciência lhe mereceu, e com o rigor que colocava em tudo quanto fazia, se transformou em paixão. Durante anos foi o responsável pela organização e a manutenção do herbário da UAlg, tendo devotado à Universidade a grande sabedoria de que era senhor. Não houve uma só pessoa que tendo conhecido Rosa Pinto não tivesse ficado preso à sua personalidade afável, sorridente, de grande humildade no que que fazia e dizia. Meu Amigo desde que comecei as aulas na UAlg. ele era indispensável nas visitas de campo, conhecendo como poucos todas as espécies florísticas, as suas exigências e características; foi o guia dos passeios do Núcleo do Algarve da LPN em especial os que se desenvolviam na Rocha da Pena e na Fonte Benémola.
Deixou vários livros e eu não posso deixar de mencionar o livro que fez comigo, com fotos de Rocha Alexandre, "Plantas do Algarve com valor ornamental".
É difícil para mim dizer o que sinto com o seu desaparecimento, um vazio que sobreleva a saudade de não o voltar a encontrar à mesa do café na Casa do Sporting, onde era habitual todas as tardes, mesmo quando já estava doente.
O Algarve e Faro em especial ficam devedores de uma homenagem condigna a tão ilustre farense.
Sem comentários:
Enviar um comentário