domingo, 6 de janeiro de 2019

A espuma dos dias

Há tanta coisa que anotar neste início de 2019 que daria para um grosso relatório. mas atenho-me apenas a tres assuntos.
1 - Marcelo Rebelo de Sousa  no Brasil -  A visita do Presidente da Republica ao Brasil para a posse do novo Presidente Bolsonaro, pode entender-se face ao especial tipo de relações que ligam Portugal e Brasil - mesmo sendo Bolsonaro um indivíduo perigoso, incompetente e que poderá vir a trazer graves problemas para a já sacrificada sociedade brasileira. Sendo o único Chefe de Estado europeu a estar presente na investidura, esperava-se um certo comedimento na postura do nosso PR - mas não o que se passou!! Penso que ele deveria ter estado diplomaticamente na cerimónia mas com uma pose discreta - mas ser discreto é coisa que o Prof., Marcelo não consegue em situação alguma. Mas foi longe demais com aquelas estapafurdias declarações, entre sorrisos e aperto prolongado de mãos, que estavam ali dois irmãos, e pior ainda, dar-se ao desplante  (não é outra coisa) de convidar Bolsonaro a visitar Portugal já no próximo ano. Com franqueza ! dispenso-me de  mais comentários.
- Manuel Machado na TV - Em democracia todos têm direito de expressar as suas ideias mesmo que sejam fascistas - embora na nossa lei esteja proibida a presença publica de organizações nazis, fascistas e quaisquer outras que despejem ódio racial ou religioso na sociedade. Aceita-se que pessoas como Le Pen da França  e outros lideres da extrema direita, chefiando partidos com aceitação popular, maior ou menor, possam ser entrevistadas e  expliquem ao que vêm. Mas Manuel Machado que apareceu em dois programas da TVI, não é apenas um lidere político de extrema direita, ele é um criminoso que esteve preso por matar pessoas, chefia um gang, que assassina e provoca ofensas graves em nome de racismo e xenofobia. Um bandido tem o mesmo direito que qualquer político de expor ideias em publico num órgão de comunicação social ? Em nome da liberdade de expressão? Para mim é ir longe demais,  o seu exemplo e com a projecção que lhe está a ser dada, é um incentivo a que outros façam o mesmo. Democracia sim, mas com defesa de princípios que são a base das nossas liberdades.
3 -  Roubo de azulejos no Colégio de Odivelas - O antigo Colégio de Odivelas é património nacional, e está abandonado desde que parece por pressão da troika ( ou do Passos Coelho que se aproveitou  para ir além da troika?) foi encerrado. Pertence ao Ministério da Defesa.
Ora tem sido de lá roubada grande quantidade de azulejos que fazem parte da riquíssima colecção de azulejaria que faz daquele  imóvel uma preciosidade.
Quer dizer, o Ministério da Defesa que devia ser exemplo de segurança e defesa, já foi roubado em Tancos e agora em mais este caso, dando que pensar quantos mais roubos não terão acontecido em instalações militares.  Todas as suspeitas são admissíveis, ou não ?

Sem comentários:

Enviar um comentário