domingo, 24 de janeiro de 2021

Hoje houve votos

Dia de eleições, hoje . O tempo esteve bom e dado o confinamento a que somos obrigados, um pretexto para ir dar uma volta, com um pouco de sol depois de uns dias escuros e chuvosos - ainda ontem e toda a noite choveu!- talvez ajude a explicar que, a esta hora, a abstenção pareça ser menor do que se esperava.   E talvez, quem sabe, o susto que nos pregou o fascista do Ventura, com os seus discursos de ódio e verborreia  racista, possa ter ajudado algumas pessoas a irem votar em qualquer outro para o afastar.

No dia 16 enviei uma Carta ao Director,. daquelas que se enviam   para serem publicadas ( ou não), mas desta vez depois de uns dias de espera- talvez porque toda a gente escreve sobre a pandemia e sobre as eleições -  ou simplesmente porque não gostaram (,,,) como não saiu vou publicar aqui e agora. Intitulava-se  " Portugal, direita e esquerda" - Em Portugal a direita só chegará ao Poder se a esquerda quiser. Nem é preciso recuar até ao exemplo da esquerda francesa muito bem lembrado por Rui Tavares. Pense-se na queda do Governo de José Sócrates, cujo plano de restrições, inferiores às que vieram depois, era apoiado por Merkel e Sarcozy e que foi derrubado pela aliança espúria entre a esquerda e a direita - apesar do Governo ser muito mau, sou dos que acham que o preço pago foi demasiado elevado, com a vinda da Troika e dos liberais disfarçados de PSD e CDS chefiados por Passos Coelho.  Se a direita voltar, não pensem que será uma direita democrática de Rui Rio e alguns social- democratas remanescentes; quem voltará, e já estão na box de partida, é Passos Coelho e os seus muchachos, e um fúria de liberais de cabeça perdida por esta pandemia ter deixado destapado o que foi o liberalismo nas últimas décadas, como já havia sido a seguir à pandemia de 1917 e à depressão que se seguiu. Se António Costa puser o País à frente da sua agenda pessoal e se for mesmo de esquerda ( o que se duvida...), se o PCP. apesar do seu leninismo, continuar a ser factor de estabilidade e se o BE deixar de ser o cata - vento irresponsável que tem sido, poder-se-á evitar que voltem ao Poder os liberais famintos e os chegas que se lhes juntarem. Mostrem já isso agora nas eleições Presidenciais, depois de nada vale chorar sobre o leite derramado. Anedota da semana : a maria Vieira a jukgar.se (em todos os sentidos..:) a nova Marilyn Monroe...".

Vamos lá ver esta noite o que sai das eleições, para lá da vitoria esperada de Marcelo Rebelo de Sousa. Se o Ventura meteu medo, pode ser que as votações na esquerda, sobretudo em Ana Gomes por ser a única que pode fazer-lhe frente e retirar-lhe o 2º lugar, 

António Costa é responsável pelo descalabro que o País está a sofrer, não tanto pela pandemia embora também tenha culpas aí mas não sozinho, mas pelo descrédito nacional e internacional do Governo. Episódios com o assalto a Tancos, a morte do  ucraniano no aeroporto pelos agentes do SEF, o desaforo da PSP e a GNR disputarem a escolta às carrinhas que transportam as vacinas, o escândalo da nomeação do Procurador para a Procuradoria Europeia, as escolhas forçadas para colocar em órgãos vitais as pessoas da sua  confiança ( Banco de Portugal, Procuradora da República, Tribunal de Contas e sabe-se lá quantos mais mas menos visíveis), a tomadas de posição do Ministério do Ambiente no negócio ainda pouco claro do hidrogénio e das explorações de lítio, enfim, é um nunca acabar de fretes que o PS e Costa fazem para tomarem conta de tudo. A falta de investimento público, a incapacidade de um Governo de esquerda em reforçar o emprego na Função Pública que possibilitasse mais esforço financeiro em pessoal para as Universidades e professores para todos os graus de ensino, a falta de pessoal de saúde no SNS, a falta e pessoal de vigilância e defesa das áreas florestais e da Áreas Protegidas (abandonadas) - são tudo lacunas imperdoáveis que sacrificam o futuro colectivo.

Vamos esperar por logo à noite (são agora 17h ) para ver os primeiros sinais dados pela sociedade portuguesa...








Sem comentários:

Enviar um comentário