sexta-feira, 10 de setembro de 2021

 Jorge Sampaio

Faleceu Jorge Sampaio, que eu recordo como o rapazola ruivo e magricela, um dos líderes - a par de José Medeiros Ferreira - das greves académicas de 1962, em que também andei envolvido. Eu fazia parte da direcção da Associação Académica do ISA, presidida pelo Melinho ( Álvaro Soares de Melo) e era o vogal para os assuntos culturais.  As reuniões da RIA ( Reunião Inter Associações) que estava proibida, continuaram sempre a realizar-se de formas  inventivas como nas bancadas do Estádio Universitário enquanto no relvado o pessoal "da pesada" jogava ragby.

Recordar Jorge Sampaio faz passar pela minha memória todo esse tempo tão importante da minha vida.

 O percurso político de Jorge Sampaio veio confirmar as suas qualidades de integridade, sentido da dignidade no serviço público e forte base cultural e técnica como jurista; ter despachado para fora do Governo o menino birrento Santana Lopes que não tinha jeito nenhum para o lugar que ocupava, reforça essa ideia que ele deixa de si mesmo.

Aqui fica esta nota recordatória  e é bom para mim enquanto sou eu a deixar lembranças dos que vão partindo...




Sem comentários:

Enviar um comentário