sexta-feira, 8 de outubro de 2021

 Dia a dia

Desde que Salazar assumiu a predominância das Finanças sobre todo o resto da governação que os Ministros das Finanças lhe seguem o exemplo e se sobrepõem a todos os demais Ministérios.

A política de infraestruturas  de João Leão

A política de infraestruturas, bem pode clamar contra o Ministro Pedro Nuno Santos, é determinada pelas Finanças, já não importa que na elaboração dos Orçamento de Estado cada Ministério julgue que conseguiu o que queria. Depois ou se faziam as cativações que Centeno  activava para travar logo as perspectivas dos colegas, ou se faz como agora: deixam-se passar os meses sem serem aprovados os planos de actividades e respectivos orçamentos e os Ministérios e serviços ficam de mãos e pés atados A política de pontes e calçadas é de João Leão.

A politica de saúde de João leão

Os hospitais estão a rebentar pelas costuras, os Directores e Chefes de Serviço estão a demitir-se por todo o país e as declarações de irresponsabilidade feitas por médicos por causa da falta de recursos  somam-se todas as semanas. Ao Ministério das Finanças quanto  menos encargos com a saúde houver, melhor - quem mais morre em regra são pessoas idosas ( um peso insuportável para os cofres do Estado na visão dos financeiristas) - por isso atrasar ou impedir a contractação de médicos e outros trabalhadores da saúde é a melhor política. Apesar de politicamente censurada a Ministra da Saúde, eu sou daqueles que acha que ela se aguentou muito bem nestes terríveis anos da pandemia, que conseguiu obter até mais ajustes orçamentais  extraordinários do que lhe queriam permitir- e é determinada o que irrita muita gente, em especial o bastonário da Ordem dos Médicos e o seu parceiro Roque da Cunha do Sindicato (In)dependente dos Médicos, como se não existisse outra organização sindical de médicos em Portugal - só que não é afecta ao PSD...

A política de saúde não é, portanto, tanto da respectiva Ministra mas antes de João Leão - ah, grande leão! E a quem obedece o nosso leão se não a António Costa ? Assim todas as políticas são efectivamente do Costa por interposta pessoa do Ministro das Finanças.

Mas o pessoal começa a ficar bastante farto da arrogância do PM e das falsas promessas; estamos todos á espera que a bazouka vá ser distribuída por pontes, calçadas, obras de fachada e que nem sequer sejam implementadas políticas de médio e longo prazo como deviam ser as do sector primário.

E vem aí o aeroporto no  Montijo...

Ai vem, vem! Se pensam que António Costa desiste da ideia mesmo sendo má sob vários pontos de vista, excepto o da negociata já deixada do antecedente, enganam-se. Ele dá  as voltas que forem precisas e para já conseguiu mudar o Presidente duma das Câmaras Municipais que se opunham ao projecto - já só fica a do Seixal, ele negoceia isso com o PCP e com algum dinheiro da bazouka. veremos...

A Quinta da Ombria no Algarve

Prosseguem em grande ritmo as obras na Quinta da Ombria que devem encher de orgulho a APA  que o aprovou. E creio que nem sequer fiscalizam as obras, nomeadamente no que se refere à ribeira e à sua defesa dos relvados do golfe; ninguém quer saber, e a gente pasma como é que em pleno seculo XXI, com tantas paragonas sobre as alterações climáticas,  se deixa construir aquela monstruosidade  para um turismo massificado à moda dos anos 60 do século passado. E tudo aquilo vai consumir água do aquífero Querença-. Silves..






Sem comentários:

Enviar um comentário