sábado, 30 de outubro de 2021

 Democracia em risco

A democracia dita liberal, ocidental, é um regime exigente em educação e meios económicos. Sociedades europeias muitas décadas sujeitas a regimes ditatoriais tem muita dificuldade em manter sistemas democráticos de amplas liberdades e distribuição equilibrada de bens e serviços. Isso é patente não só na Hungria e na Polónia onde Partidos e líderes populistas e autocráticos se serviram da democracia e do voto livre para chegar ao Poder e depois o procuram conservar recorrendo a manobras anti democráticas, mas de maneira mais ou menos velada nos outros países da antiga órbita soviética. Não deixa de ser curioso que Portugal e Espanha, também sujeitos a ditaduras de várias décadas, apesar de tudo tem conseguido manter as suas  democracias a funcionarem regularmente. 

Caso preocupante é o dos EUA, considerada a grande democracia   mundial, e onde metade da população votou em Trump e em tudo o que ele significa de aberração política; se a Administração de Biden não for capaz de cimentar uma vida económica e social sólida, aquela grande nação corre o riso de resvalar perigosamente para um regime autoritário como Trump tentou fazer com as suas mentiras e atitudes paranóicas que, no entanto, convenceram tantos milhões de americanos - isso é que é preocupante, até pelo exemplo e impulso que dá a movimentos e indivíduos do mesmo tipo na Europa e resto do mundo  ( veja-se o Bolsonaro no Brasil ou Erdogan na Turquia).

Forças reaccionárias até na super democrática França conseguem chegar a beira do Poder com a família  Le Pen - e mais uma vez a Espanha, Portugal e a sempre preocupante Itália tem conseguido afastar do Poder essas ideologias  Até quando ?

Portugal governado mas sem Governo...

Situação estranha esta que mais uma vez se vive em Portugal; estranha porque se repete o que sucedeu em 2011 quando a esquerda se aliou à direita para derrubar o Governo e deu entrada à troika e à austeridade neoliberal da UE; agora  BE e PCP puseram mais uma vez os seus interesse partidários (ou que assim julgam que são) à frente dos interesse do País. Sabe-se bem que António Costa joga a sua tentativa de vir a ter maioria absoluta, o que não é previsível, e o mais certo é terem de se entender de novo todos os que estão à esquerda do PSD.  E Marcelo Rebelo de Sousa a conduzir subtilmente a sucessão de acontecimentos, pois é ele que sai a ganhar com  esta situação. E teve o desplante de intervir na vida interna do PSD, porque lhe interessa,  ao receber em audiência Paulo Rangel que defronta Rui Rio nas próximas eleições para a chefia do partido. Desde quando o PR  recebe em Belém candidatos à chefia de Partidos que estão em luta interna ? Desde quando? O CDS vai pelo mesmo caminho e só o Chega e a IL vão certamente aproveitar o desnorte da direita que se soma ao desnorte da esquerda. Grande e bela coisa é a democracia !!




Sem comentários:

Enviar um comentário