segunda-feira, 11 de outubro de 2021

 Porque não te calas ?...

O artigo publicado por Cavaco Silva no  último Expresso é digno de referência por vir dum sujeito que foi responsável por medidas altamente lesivas do futuro integrado do território português. E como ninguém se refere a ele e ninguém se lembra de o recordar seja para o que for, tem ele a necessidade de tentar ser publicitado. Ele que se diz o verdadeiro social democrata foi um dos que mais contribuíram  para o  desequilíbrio do sector primário. Só numa coisa tem razão, também não é difícil, é que António Costa tem feito políticas igualmente gravosas  do futuro a médio e longo prazo.  E como "bom" social democrata elogia Passos Coelho que foi o mais liberalista dos PSDs até hoje no Poder- 

O comentador televisivo que  se julga a ele mesmo ter ocupado o lugar  deixado vago por Marcelo R Sousa,  Marques Mendes, no seu comentário dominical, disse que ele tinha muita razão e que tem o direito, dado os cargos  que já desempenhou, de dar sempre a sua opinião - mesmo que ninguém a peça...

No domingo enviei uma "carta ao director" do Expresso, que não acredito que seja publicada até porque  assumidamente tinha dimensão acima do que é exigido e como não acedo á edição online, resolvo deixa-la aqui.

" Exº Senhor Director do Expresso

A arenga que Cavaco Silva escreve no Expresso desta semana é mais um caso em que apetece dizer "porque não te calas?".

Ultimamente falou-se com  mais enfase e de forma genericamente elogiosa de dois antigos Presidentes da Republica, Jorge Sampaio e Ramalho Eanes, e Cavaco Silva sentiu-se isolado  e não quis nitidamente ser esquecido; vai daí sai-se com aquele arrazoado -mas é preciso confrontar o ex-Primeiro Ministro e ex-Presidente da Republica com aquilo que de desastroso ele deixou para o País ao contrário dos auto-elogios  que constantemente faz de si próprio e poderíamos juntar inúmeros testemunhos de técnicos, e não de políticos, que demonstrariam o que Portugal sofreu.

Francis Fukuyama, paladino do fim da história com o triunfo do neoliberalismo reconhecia em 2019 #...mas que os EUA elegessem alguém como Trump é algo que não previ", e como é que os portugueses, mesmo os de direita democrática e equilibrada elegeram Cavaco  durante 20 anos ? Pode explicar-se, mas não é aqui o lugar apropriado. Porque Cavaco Silva que se intitula o paladino da social democracia o que ele promoveu foi um mal encapotado neoliberalismo facilmente demonstrável.

Joseph Stigliz, Nobel da Economia, escreveu em memoráveis colunas do Expresso, "os efeitos da liberalização do mercado de capitais foi particularmente odioso".

Ora Cavaco Silva foi o principal causador do despovoamento do interior e da queda das nossas produções alimentares internas. Quando ele deu subsídios aos pequenos e médios agricultores para deixarem de produzir, foi o primeiro e decisivo passo  para o abandono de terras. Não foi por acaso, pois foi uma estratégia bem pensada de cariz neoliberal, repete-se, ele que se diz o maior executor da social democracia. É que simultaneamente extinguiu os Serviços de Extensão Rural que davam apoio técnico à pequena e média agricultura, auxiliando os proprietários na escolha das culturas, das técnicas e do associativismo rural e deveria ajudar a chegada ao sector de novos e jovens agricultores, pois os grandes grupos empresariais tem os seus próprios  técnicos.

Por ouro lado os fundos europeus que poderiam ser distribuídos por pequenos e médios produtores passaram a engordar sobretudo os grandes grupos de economia agro-industrial. A seguir ao abandono das terras vieram os agentes das celuloses para comprar ou alugar as terras e aumentar, como se viu, a área de eucaliptais. Foi com Cavaco Silva nos finais dos anos 80 que estiveram à frente da agricultura e florestas técnicos vindos directamente da industria da celulose - tudo isto por acaso?

E agora neste texto vem defender as políticas de Passos Coelho que não eram dele porque lhe faltava preparação para isso, mas da troika que nos impôs uma governação neoliberal e anti social que todos conhecemos e a própria UE veio depois a condenar... É esta a social democracia de Cavaco Silva? É altura de ele nos deixar de vez em paz e os seus arrependidos eleitores que o convençam a isso... Cavaco Silva contribuiu decisivamente para o empobrecimento do País ."





Sem comentários:

Enviar um comentário