domingo, 20 de novembro de 2022

 Continuar pensando nas coisas da vida...

Não admira que, no nosso tempo, continuemos a pensar como as gerações anteriores:  o nosso tempo é terrível, passam-se coisas inaceitáveis...  E voltando à História, é difícil imaginar as tragédias mundiais das pestes e das guerras.

Desde que há dados históricos sabe-se de pestes  durante os últimos séculos do Império Romano e depois por toda a Idade Média, com grande realce para a peste negra que dizimou  muitos milhões em todo o mundo e de europeus, considerada a mais grave peste conhecida da Humanidade; mas já no início do século XX ocorreu a gripe espanhola também chamada  pneumónica, que matou novamente muitos milhões - os meus avós maternos, da Serra da Estrela, morreram com essa peste. Por isso com este coronavirus do século XXI - um de vários coronavirus conhecidos, com existência em animais e passagem para o ser humano- o  Covid 19, só graças â medicina e à farmacologia que existe neste século XXI é que foi possível que não tivesse ocorrido outra grande tragédia, mas mesmo assim foi dramático em todo o mundo - e mais uma vez não se conheceram fronteiras.

Indesculpável, por todas as razões, é que neste seculo XXI se tenha iniciado uma guerra na Europa. 

O nosso continente conheceu ao longo dos séculos várias guerras terríveis, que  assolaram todos os países embora uns mais que outros; até nós levámos boa parte da nossa Historia em guerra para nos livrar-nos dos vizinhos castelhanos, que não aceitavam  a nossa independência  tal como quiseram sempre - e conseguiram-  abafar os outros povos peninsulares. Passámos anos de horrores por causa dessas guerras.

Todos conhecem a guerra dos 100 anos, que decorreu entre 1357 e 1453, e que foi uma sucessão de várias batalhas, às vezes com décadas de intervalo mas com os mesmos intervenientes, em especial França e a Inglaterra. Havia interrupções e recaídas, numa sucessão que deixou os países europeus de rastos.  E ainda houve a guerra dos 30 anos, que dizimou a Europa Central; tivemos depois as guerras napoleónicas, devidas a um louco com a mania que era o senhor do mundo e só com a sua derrota total e prisão ( safou.se de ser enforcado...) tivemos paz na Europa. Mas mais tarde a guerra franco-prussiana  voltou a deixar marcas mas apesar disso não foram capazes de evitar a 1ª Grande Guerra mundial do século XX -     que devia ter marcado os países e os povos, mas não.

 Uns vinte anos depois estávamos noutra, a 2ª Grande Guerra, provocada por outro louco egocêntrico e paranóico. guerra mais destruidora ainda até porque com ela nasceu a arma mortífera mais poderosa de sempre e  que se inventou então, a bomba nuclear, que foi usada. Nunca esqueçamos isto, hem?

77 anos depois aí está mais uma guerra europeia,   que outro louco, paranóico, egocêntrico e ditador, vindo da "grande" Rússia mas que se está a revelar um tigre de papel e com as garras cortadas rente, se deu ao abuso de cometer.  E como sempre há quem o apoia: quem?- os ditadores das democracias populares, os regimes de onde só fala quem segue a voz do dono e aceita todos os caprichos e todas as imposições que a elite de Poder lhe impõe. E quem mais ? - alguns  "progressistas de esquerda", comunistas e afins, que não gostam do imperialismo americano que os deixa falar à vontade  e os atura sem os molestar - e preferem o imperialismo russo, saudoso  da caduca  União Soviética, que só deixa falar quem o chefe quer e mete na cadeia ou manda  matar os que se lhe opõem. Estranho? A mente humana é um universo cheio de mistérios...





Sem comentários:

Enviar um comentário