segunda-feira, 9 de outubro de 2023

 Assim vai o mundo...

Israel e a ocupação de território palestiniano

Ainda ontem começou e se não fossem os reféns feitos pelo Hamas que servem de moeda de troca, a esta hora Israel já teria reduzido a faixa de Gaza a pó. O numero de mortos vai subindo de ambos os lado. Tudo isto poderia ter sido evitado se desde há décadas, os EUA e a Inglaterra tivessem cumprido a sua obrigação e exigido dos judeus que respeitassem a criação de 2 Estados. o que nunca virá a ser concretizado.

A maior parte dos desastres e das guerras entre países e etnias em África, Médio Oriente e Ásia, são da responsabilidade do colonialismo britânico, devem-se à Inglaterra e ao seu Império Britânico .

O 5 de Outubro

Há uns intelectuais encartados que acham que não vale a pena hoje em dia comemorar o 5 de Outubro. Um deles, António Barreto, que sempre teve o objectivo evidente de querer ser original e andar à frente, vem com o disparate se escrever "comemorar a  República, hoje, é totalmente destituído de significado e a "própria origem do fenómeno é já de si suspeita". Deve ter sido convidado para o casamento da Infanta filha do  "Rei"...

 E elenca os erros, a desordem e o caos em que decorreu a 1ª Republica. Mas oh Sr. Professor quando se festeja a  Republica, apoia-se o que aconteceu nesse período inicial  ou simplesmente o 5 de Outubro que foi a mudança de  regime?  Sente-se desconfortável com isso, preferia que se esquecesse o 5 de Outubro? Qualquer monárquico dirá o mesmo, hem? ?  Ou acha que, além de festejar os malefícios da 1ª republica,  também se estão a comemorar os benefícios de quase 50 anos da 2ª Republica,  o salazarismo ? 

E O 1º de Dezembro também é obsoleto - quer dizer, andaram os  portugueses, séculos a fio, a tentarem evitar o domínio dos castelhanos que nunca desistiram de  reunir tudo sob a sua pata e agora os intelectuais do iberismo também falam do erro de comemorar a nossa independência. Perguntem aos bascos e aos catalães o que acham de chegarem à independência. Ibéricos são todos os que  habitam a Ibéria, espanhóis querem os castelhanos que se chamem a todos o que ali  habitam  -  o tanas !!Há tres ou quatro povos além dos castelhanos.

25 de Abril (74) e 25 de Novembro (75)

Se calhar quem acha que se deve acabar com as comemorações do 5 de Outubro também talvez se deva deixar de comemorar o 25 de Abril, porque  já pouco ou nada diz às camadas jovens. É assim que se vai destruindo a consciência politica e histórica dum povo.

Quem certamente se oporá a comemorar o 25 de Abril serão os chegas e quejandos, amantes do tempo de "Deus, Pátria e Família" dos 2 F - "Fátima, futebol e fado"

E o 25 de Novembro não pode ser apropriado pela direita, deve ser comemorado como uma refundação da democracia mas pela esquerda - porque o Grupo dos 9 não era de militares da direita. Falam em vários nomes mas de propósito esquecem sempre de citar Melo Antunes, o estratega que, sem aparecer nas parangonas da imprensa ou da TV  redigiu e sintetizou  os diversos sentidos dos grupos presentes. E na noite certa veio anunciar que o PCP não seria inviabilizado pois todos cabiam dentro da democracia- desde que a respeitem. Isto foi vitória da direita? 







Sem comentários:

Enviar um comentário