domingo, 8 de outubro de 2023

Assim vai o mundo

Mais uma guerra

O terrorismo é sempre mau, sobretudo porque é irresponsável nos alvos e atinge quem não merece ser atacado.

O ataque do Hamas contra Israel vai descambar numa guerra, uma nova Ucrânia e acredito que se insira numa estratégia muito mais ampla do que a simples e eterna disputa de palestinianos e judeus,

O Hamas nunca faria um ataque destes sem o apoio directo, em armas e logística, dos iranianos; na Europa um país, a Rússia, invade outro, a Ucrânia,  por mera explosão de imperialismo, e início de ataques mais amplos contra os antigos países da URSS que se tornaram  independentes e com argumentos falaciosos de quererem destruir os nazis da Ucrânia. como se Putin  e as suas forças não estivessem a fazer o mesmo, exactamente o mesmo, que os nazis fizeram  na 2ª Grande Guerra. Todo o Ocidente está a ajudar a Ucrânia - quem está do lado da Rússia "por acaso" é o Irão.

Quando a Rússia atravessa dificuldades cada vez maiores, que melhor altura para enfraquecer a posição do Ocidente do que agora virar os palestinianos, com esta força, contra o ocupante israelita? E se os  ucranianos tem direito a lutar para se defenderem  do ocupante, também os palestinianos têm o mesmo direito de lutar contra o colonizador e opressor, Israel. Só que agora o Ocidente está do lado agressor e ocupante, lá vão a Rússia, o democrata ditador da Síria e todos os demais aliados "naturais" proclamar o seu apoio aos oprimidos.

E todos sabemos que a posição do Irão contra os EUA e o Ocidente em geral é fruto da estupidez natural e das opções dos EUA e da Inglaterra, sobretudo, nas suas alianças com as monarquias árabes... tão "democratas" que são!

Escrito no vento, estou perfeitamente convicto : vamos ter uma guerra terrível, os judeus são judeus, e vão destruir tudo e todos â sua volta, a História mostra que eles sempre foram perseguidos e mortos - agora são eles que perseguem, e matam. 

...

O planeta está a arder e a secar

Já deixou de ser notícia eventual, agora é falada todo os dias : o planeta está a rebentar pelas costuras.

Aquela história que eu  costumo contar do chefe da aldeia do Astérix que temia que o céu lhe caísse em cima da cabeça "mas hoje ainda não será a véspera desse dia", e que é uma caricatura dos produtivistas e negacionistas, começa a preocupar meio mundo; mas ainda é preciso que céu caia mesmo em cima da cabeça do Trump, do Biden, do Putin do Xi, e de mais meia dúzia de chefes destes países que estão a dar cabo do mundo, para que se tomem então atitudes extremas de salvaguarda do ...que ainda houver para salvar.

Há imensa coisa sobre que escrever ...

A vergonha das migrações do século XXI

A Republica de 1910, o  25 de Abril e o 25 de Novembro


...mas agora não tenho tempo, será mais tarde.












Sem comentários:

Enviar um comentário