quinta-feira, 5 de julho de 2018

 A espuma dos dias

1 - Fernando Pessoa 
 Estão a comemorar-se este ano, desde 13 de Junho, os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa.  Claro que todos os anos se comemora o seu nascimento ( como o de qualquer outra pessoa...) mas uma "data redonda" como esta  merece, para mim, maior destaque. Poucos portugueses levaram tão longe o seu pensamento sobre a vida, a nossa existência, os anseios profundos da alma humana, sobre os valores da nossa cultura  -  de tal forma que é considerado um dos  maiores poetas e pensador europeus do século XX.  O facto de o terem colocado na moda e no "chic" da intelectualidade portuguesa, não afecta a sua fantástica personalidade - e a sua poesia como o seu "desassossego" são daquelas leituras que eu faço mais frequentemente.

2 - Professor Manuel Gomes Guerreiro
Em 2019 comemora-se o centenário do nascimento deste grande Mestre de quem tive o privilégio de ser amigo e de com ele conviver com muita frequência, nomeadamente depois de estar reformado e em que as nossas conversas versavam as acesas críticas que a situação dos recursos naturais e da Conservação da Natureza já nessa altura suscitavam - imagine-se se ele fosse hoje vivo o que não diria perante o descalabro daquelas matéria e das políticas que as gerem...

3 -  As Áreas Protegidas (APs)
As Áreas Protegidas estão num caos total. Aqui pela Ria Formosa confrange a inoperância do Parque Natural, que é como se não existisse. 
No "Expresso" Luisa Schmidt  escreveu sobre a situação lamentável do Parque Natural do Sudoeste Alentejano.
Em Bragança tive ocasião de ouvir a antigos funcionários o estado caótico em que funciona o Parque Natural de Montesinho, que era uma jóia no panorama das APs portuguesas. E por aí fora,  as notícias são todas do mesmo tom em todas as APs. Ao que isto chegou !! E perante esta situação há um silêncio absoluto do Ministro, dos Secretários de Estado, estão todos borrifando-se para o que acontece... e se as APs passarem para as florestas , ainda melhor, como sempre quis a direita mais conservadora e como querem os interesses especulativos e a expansão das matas industriais para celulose...Tudo junto !! Mas silêncio também dos Partidos de esquerda, BE, PCP e Verdes ( verde desmaiado...) tal como das ONGs que em ouros tempos barafustavam. Agora nem LPN, nem Quercus nem Zero, nada nem ninguém protesta contra o  abandono e desleixo em que se encontram as APs.
4 - Santana Lopes
No meio de tantos assuntos importantes, abordo agora uma bagatela, um não assunto : Santana Lopes está farto do PSD , diz que vai abandonar a vida política mas também deixa a "ameaça" de formar um novo partido. Mais incongruências não é possível juntar na mesma pessoa em tão pouco tempo!!  Como dirá uma "tia" de cascais, " é  um querido !!"
Mas uso este caso para ilustrar uma situação infelizmente muito comum - a incapacidade de um sujeito como o "Pedro" para reconhecer aquilo que se costuma designar por Princípio de Peter. Um "rapaz" da boémia lisboeta, pândego, de quem nunca se ouviu uma ideia política construída com princípio, meio e fim, levou uma vida inteira a querer ser tudo e a não conseguir ser nada, um perdedor nato !! Mas em vez de aprender e meter a viola no saco, para gáudio dos "mentideros" lisboetas  continua a andar por  aí a mandar uma bocas, a fingir que é um grande senhor da política. Paciência , hen ?



Sem comentários:

Enviar um comentário