domingo, 15 de julho de 2018

O Prof. Manuel Gomes Guerreiro homenageado pela
Tertúlia Farense  em Querença
12 de Julho de 2018
    A pequena aldeia de Querença tem dado ao Algarve e ao País grandes personalidades na Cultura e na Ciência. Destacam-se o Prof. Manuel Viegas Guerreiro, Mestre antropólogo e  autoridade em literatura popular, e de cuja  herança resultou a Fundação com o seu nome, e o Prof. Manuel Gomes Guerreiro, silvicultor, ecologista, grande académico, ligado à instituição de várias Universidades, desde Moçambique, Angola, Nova de Lisboa,Évora, Algarve e Internacional em Lisboa.
  Foi Secretário de Estado do Ambiente no 1º Governo Constitucional, em 1976, e deixou uma valiosa obra escrita e uma aura de Mestre no ensino universitário.
      A Tertúlia Farense, (TF) que há mais de onze anos reúne todos os meses excepto em Agosto, umas dezenas largas de participantes à volta de um bom jantar regional e de assuntos da Cultura e da Ciência, resolveu homenagear o Prof. Gomes Guerreiro na sua terra, Querença, reunindo-se pela primeira vez fora do Concelho de Faro.
        A sessão da TF teve início `às 20 h do dia 12 de Julho, na sede da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, tendo os cerca de 60 participantes sido recebidos no seu auditório pelos Corpos Gerentes -  Presidente Engº Gabriel Gonçalves, Vice Presidentes Idalio Revez e dr. José Maria Guerreiro. Esteve presente o dr. Vitor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé e a drª Dália  Paulo, dirigente do mesmo Município e habitual participante dasTertúlia.
   Foi apresentado sumariamente o projecto do Percurso Eco-botânico Manuel Gomes Guerreiro, a construir nos terrenos da FMVG, e da autoria dos arqºs paisagistas Fernando Pessoa, João Marum e João Rodrigues. Trata-se de um jardim botânico in situ que reúne as plantas autóctones do barrocal e da serra, e um percurso que depois se continua pelas encostas ainda cobertas de vegetação natural.
            No habitual jantar da TF, que se seguiu , e teve lugar na Tasquinha do Lagar, no momento da palestra falou o arqº paisagista Fernando Pessoa sobre a personalidade do Prof. Gomes Guerreiro, a que se seguiu um comentário oportuníssimo do dr. Álvaro Café sobre o homenageado. 
           O Presidente da FMVG elencou os principais projectos que a Fundação vai levar a efeito, e que já referira antes na sessão do auditório, entre eles o Festival Literário no próximo mês de Agosto.
          

Sem comentários:

Enviar um comentário